A cidade de São Miguel do Iguaçu, na região de Foz do Iguaçu, será uma das contempladas com novos leitos hospitalares contratados pelo Governo do Paraná. A medida ocorre diante do avanço dos casos de síndromes respiratórias no estado, agravados pela chegada das temperaturas mais baixas.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, desde janeiro deste ano já foram registrados 9.449 casos hospitalizados de síndrome respiratória aguda grave no Paraná, com 445 mortes confirmadas. Para enfrentar esse cenário, o Estado anunciou a contratação de 58 novos leitos hospitalares, com os equipamentos necessários para ampliar a capacidade de atendimento.
Na região de Foz, serão disponibilizados 25 leitos pediátricos em até 15 dias, sendo 10 de UTI infantil e 15 de enfermaria. Os leitos ficarão no Hospital Madre de Dio, em São Miguel do Iguaçu, que pertence à 9ª Regional de Saúde.
De acordo com o monitoramento mais recente dos vírus respiratórios, a 9ª Regional já confirmou, somente em 2025, 649 casos e 42 mortes por síndrome respiratória aguda grave. Além da região de Foz do Iguaçu, os novos leitos também serão destinados às regiões de Curitiba e Ponta Grossa.