Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Saúde realiza “Dia D de Combate à Dengue” no Jardim Santa Joana, zona sul de Londrina

Agentes de Endemias percorrerão o bairro em vistorias e orientações, enquanto a CMTU recolherá com caminhões os materiais descartados; previsão é visitar cerca de mil imóveis
10 abr 2025 às 17:10
Por: Assessoria de Imprensa

Nesta sexta-feira (11) e sábado (12), a Prefeitura de Londrina levará diferentes serviços de prevenção e enfrentamento à dengue ao Jardim Santa Joana, na região sul da cidade. Os trabalhos fazem parte da iniciativa do “Dia D”, realizada semanalmente, tendo como prioridade bairros onde há incidência mais elevada de casos notificados da doença. Serviços variados compõem as atividades, incluindo trabalhos de campo com visitas domiciliares, orientações, conscientização e recolhimento de materiais descartados.


A previsão é que sejam visitados mil imóveis, aproximadamente, naquela localidade. Cerca de 50 trabalhadores do Município estarão envolvidos na operação, entre servidores e colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU). O bairro Santa Joana fica próximo ao Jardim Novo Perobal, Conjunto São Lourenço, Jardim Campos Elísios e Residencial Cristal, entre outros da zona sul.


A programação do primeiro dia terá início às 8h e a atuação das equipes envolvidas deve prosseguir até as 16h. Já no sábado (12), os serviços irão ocorrer das 8h às 13h.


Em ambas as datas, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizarão vistorias nos imóveis do bairro para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças. Também vão distribuir sacos plásticos verdes para os moradores colocarem lixos e entulhos que possam se tornar criadouros do vetor. Estes profissionais ainda conversarão com as pessoas sobre o descarte correto de materiais inservíveis, conscientizando-as do contexto da dengue e do que é possível fazer para prevenir a proliferação do mosquito.


Por sua vez, o efetivo da CMTU circulará pelas ruas do Jardim Santa Joana com caminhões para fazer o recolhimento dos materiais descartados pela comunidade.

Outras notícias

Caminhão perde o freio e destrói muro de casa na região norte de Cascavel

Polícia Civil e Militar discutem segurança no campo e crimes em usinas solares em Toledo

Homem perde controle do carro, atinge veículos estacionados e capota na Av. Tancredo Neves


Esta será a 10ª edição do Dia D de Combate à Dengue em Londrina. O gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, avalia que os resultados práticos obtidos por meio das ações são positivos no processo de enfrentamento ao Aedes. “A produtividade e eficácia são notadas, principalmente, em termos de sensibilização da comunidade, eliminação de criadouros e fortalecimento da atuação intersetorial. Ainda que os efeitos sobre os indicadores epidemiológicos dependam de diversos fatores e se consolidem em médio prazo, os levantamentos realizados indicam melhoria nas condições ambientais dos bairros visitados e maior engajamento da população quanto à eliminação de criadouros”, destacou.


Ribas reforçou a solicitação aos moradores para que, aqueles que não estejam em casa no horário da visita dos agentes de endemias, entrem em contato pelo Disque Dengue (Coordenação do Controle de Endemias), da SMS, pelo número 0800 400-1893. “Por meio desse contato, o público em geral pode ligar gratuitamente e agendar a vistoria em seu imóvel”, indicou.


Em 2025, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, juntamente com a CMTU, atividades do Dia D no distrito da Warta e bairros Panissa, Maracanã, Vale Azul, Vista Bela, Industrial, Bandeirantes, João Turquino e União da Vitória.


Em todas as nove etapas já realizadas, a CMTU fez o recolhimento de 89 caminhões de lixo, totalizando cerca de 890 toneladas de materiais descartados.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Mulher tenta impedir prisão do marido, pega arma de policial e atira em Umuarama

Cidade
Imagem de destaque

Capotamento na PR-487 entre Manoel Ribas e Cândido de Abreu deixa duas pessoas feridas

Cidade

Câmera de segurança flagra acidente que deixou mulher ferida na zona oeste de Cascavel

Cidade

Motorista que morreu em colisão com ônibus na BR-277 é identificado como Valdir Rodrigues

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Mulher tenta impedir prisão do marido, pega arma de policial e atira em Umuarama

Cidade
Cascavel e região

Motorista que morreu em colisão com ônibus na BR-277 é identificado como Valdir Rodrigues

Cidade
Londrina e região

Investigação sobre confronto no Leonor aponta que PMs agiram em legítima defesa

Cidade
Londrina e região

Professoras de Centros de Educação Infantil filantrópicos protestam por reposição salarial

Brasil e mundo
Brasil

VÍDEO: onça ataca equipe durante resgate de corpo de caseiro morto pelo animal

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 8 | Patrícia Melo e Gustavo Pupo

Podcast Heróis e Vilões | EP 4 | Richards Moura

Podcast Café com Edu Granado | EP 9 | Clayton Fukumothi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.