Transportando uma pequena toda tranquila e comendo um lanchinho, bem acomodada na cadeirinha corretamente instalada no banco traseiro do veículo, Aline Borges Neves Montezol foi uma das dezenas de motoristas abordadas na manhã de hoje (4) na Rua Erechim, em frente ao Departamento de Trânsito, pela equipe de Educação, Cidadania e agentes da Transitar durante ação que teve como foco o transporte seguro da criançada.
Formada em administração e, no momento mãe em tempo integral, Aline não se importou de parar uns minutos enquanto se dirigia ao colégio da filha de 16 anos para fazer o transporte da mais velha. Ela elogiou a iniciativa e concluiu que “se todo cidadão tivesse aulas de trânsito, o mundo não estaria do jeito que está, com tantas vidas perdidas, principalmente de criança, por falta de segurança. A minha é sempre assim, nem que seja para ir na esquina de casa”, garantiu.
Para Aline, a segurança é fundamental e começa desde bebê. Por isso as filhas sempre utilizaram os dispositivos de segurança (cadeirinha, assento de elevação e cinto, no caso da adolescente). “E mesmo que seja dentro da cidade, com cinto, porque já aconteceu de conhecidos falecerem por estarem no banco traseiro e baterem a cabeça no freio de mão numa saída próxima de casa. Então não podemos negligenciar em nenhum momento com nosso bem maior, que é a vida”.
“É obrigação”, diz pai
Outra família que passou pela abordagem deu sinal de exemplo no trânsito. O pai, na frente dirigindo e mãe atrás monitorando o recém-nascido no bebê conforto, acompanhada do mais velho no assento de elevação no retorno da escola.
Militar, Paulo Soares da Rocha disse que “o bem mais importante da nossa vida são os filhos, então é obrigação se preocupar com a segurança deles e também com a de todos nós, passageiros do carro”. Ele frisou que a educação no trânsito já começa no bebê conforto e se torna um hábito automático. “Hoje o mais velho já entra no carro, se coloca no assento de elevação e põe o cinto sem ninguém falar nada. A gente só verifica se está correto”.
Consciente de seu papel como pai e como cidadão que compõe o trânsito, Paulo da Rocha avaliou a abordagem dos agentes como “fundamental”, porque, segundo, ele, “infelizmente muita gente ainda acaba negligenciando as medidas de segurança e, essa participação das equipes na via serve de alerta para que passem a se preocupar”.
O motorista Edilson Maia também parou com a família na educativa e disse que a abordagem é excelente para a segurança de todos os que transitam, assim como serve de exemplo para as crianças que já crescem sabendo as normas de trânsito. “Hoje saímos para o centro, ele tinha médico; mas sempre que vai no assento de elevação com cinto, automaticamente”, frisou.
Negligência ainda é grande
Mas assim como a educativa abordou famílias exemplares, também encontrou situações que mereceram aquela chamada de atenção, com criança sem cinto e sem nenhuma proteção no banco traseiro, registro que segundo a encarregada do Setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura, motivou a ação de hoje devido ao grande número de crianças sendo transportadas irregularmente neste período de volta às aulas.
“Durante nossas ações nas escolas encontramos muitas crianças sendo transportadas sem a segurança devida, então temos que reforçar que o amor e o cuidado andam juntos. É preciso usar o bebê conforto, a cadeirinha ou o banco de elevação para a criança menor de 10 anos, sempre no banco de trás e com cinto de segurança”, reforça a educadora.
Cuidado na travessia
Outro alerta da educação de trânsito é quanto ao cuidado ao deixar a criança na escola: os pequenos não devem ser largados na escola. É preciso observar a correta travessia na via, a forma como desce do carro, não sentar na calçada ou ficar em locais que possa sofrer um atropelamento.
Quanto aos pais, devem estacionar pelo lado da calçada em que o filho irá descer e nunca em fila dupla. E se for necessário, descer com a criança, pois o instinto dos pequenos, normalmente, é correr e, isso, pode resultar em tragédias
Escola de Trânsito Itinerante estará na Feira do Teatro neste domingo (6)
Neste domingo (6), a partir das 8 horas, a equipe de Educação e Cidadania da Transitar e agentes de trânsito estarão presentes no aniversário da Feira do Teatro com a estrutura móvel da Escola de Trânsito da Transitar.
Haverá ações lúdicas e educativas para grandes e pequenos visitantes, com objetivo de conscientizar acerca da necessidade de transitar com segurança na via pública, promovendo reflexão sobre o papel de cada cidadão.
Todos os visitantes da feira poderão participar das atividades gratuitamente na Rua Duque de Caxias, anexo ao Teatro Municipal, no Centro, até as 13 horas.