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Secretaria de Educação aplica Prova Cascavel 2025 para alunos do Ensino Fundamental

26 ago 2025 às 09:07
Por: Portal Tarobá
Foto: Secom

A Secretaria Municipal de Educação realiza, nesta semana, a aplicação da 3ª etapa da Prova Cascavel, voltada exclusivamente às turmas de 5º ano, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Na sequência, entre os dias 8 e 12 de setembro, a avaliação será aplicada às turmas de 1º ao 4º ano em todas as escolas da rede municipal de ensino.


Para viabilizar a aplicação, a Secretaria estruturou o Núcleo de Avaliação e Monitoramento da Aprendizagem e desenvolveu um sistema próprio de análise dos resultados, que utiliza uma plataforma para calcular e apresentar os dados em tempo real. O sistema foi criado pelos próprios servidores municipais, reduzindo custos da iniciativa, que se resumem à impressão dos cadernos de avaliação. Além disso, a equipe do núcleo é responsável pela elaboração, diagramação e distribuição das provas, garantindo qualidade e adequação às necessidades do município.


A secretária de Educação, Márcia Baldini, destaca que a Prova Cascavel é mais que um exame. “A Prova Cascavel é um instrumento criado em Cascavel, pensado por nossos profissionais e adaptado à realidade da rede municipal. Ele nos permite acompanhar a aprendizagem de cada criança de forma mais próxima e imediata, garantindo que nenhuma fique para trás. É um trabalho que reafirma o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade e equitativa”. 

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Mais do que uma avaliação, a Prova Cascavel é um instrumento pedagógico que busca monitorar a aprendizagem em diferentes níveis: individual do aluno, turma, série, escola e rede municipal, além de subsidiar políticas públicas e propor encaminhamentos pedagógicos para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. A iniciativa também atende às metas do Plano Nacional de Educação (PNE), fortalecendo o direito à educação de qualidade.


Os resultados da avaliação trazem benefícios em várias dimensões. Para a rede municipal, oferecem dados estratégicos que apoiam a formulação de políticas públicas e a implementação de intervenções pedagógicas voltadas às lacunas identificadas. No nível da unidade escolar, possibilitam diagnósticos detalhados de turmas e alunos, subsidiando o planejamento de ações pedagógicas de forma mais equitativa e contextualizada. Já em sala de aula, permitem que o professor acompanhe o desempenho individual de cada estudante, planejando estratégias personalizadas de ensino e monitoramento mais efetivo.


Segundo a diretora do Departamento de Ensino, Francielle Beckert, essa característica torna a avaliação uma ferramenta essencial para o planejamento pedagógico. “Com os resultados em tempo real, conseguimos oferecer às escolas e professores dados precisos para replanejar estratégias ainda durante o ano letivo. Isso nos dá agilidade para agir de forma direcionada e fortalece o papel da avaliação como um meio de aprendizagem, e não apenas como uma verificação de desempenho”.


Diferente de avaliações externas, que demoram a apresentar os resultados, a Prova Cascavel foi desenvolvida para permitir análises imediatas. Essa dinâmica garante que a Semed, as equipes gestoras das escolas e os professores tenham acesso rápido a indicadores de desempenho em diferentes níveis de análise. Assim, é possível realizar diagnósticos mais precisos, planejar intervenções pedagógicas ainda no mesmo período letivo e fortalecer a gestão baseada em evidências, reduzindo o tempo entre a identificação das lacunas e a implementação de estratégias de recomposição da aprendizagem.


A Secretaria de Educação reforça a importância da participação integral dos alunos na Prova Cascavel 2025. A presença efetiva assegura diagnósticos mais precisos sobre o processo de aprendizagem e possibilita a elaboração de estratégias pedagógicas eficazes, orientadas por evidências. Esse compromisso coletivo é fundamental para fortalecer a qualidade da educação pública no município de Cascavel.

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