Cidade

Secretaria de Saúde de Cambé reforça importância da vacinação contra o sarampo

25 set 2025 às 11:16

A Prefeitura de Cambé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a importância da vacinação contra o sarampo, principalmente para jovens de 20 a 29 anos e crianças que ainda não receberam a segunda dose.


Mesmo sem casos registrados no Paraná desde 2020, a medida é preventiva, devido ao aumento de casos em países da América do Sul. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


Bárbara Radigonda, responsável pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, explicou que o sarampo é uma doença viral grave e altamente contagiosa, podendo causar complicações e óbitos. Países vizinhos como Argentina, Paraguai e Bolívia registraram reintrodução da doença.


O esquema vacinal é feito com a vacina tríplice viral em duas doses: aos 12 meses e 15 meses. Adultos até 29 anos precisam de duas doses registradas; de 30 a 59 anos, uma dose. Para se vacinar, é necessário levar documento com foto, cartão do SUS e carteira de vacinação.


O sarampo se transmite por via aérea e é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir a 90% das pessoas próximas não imunizadas. Os sintomas incluem manchas vermelhas, febre alta, tosse seca, irritação nos olhos, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações graves.


Não existe tratamento específico; medicamentos apenas aliviam sintomas. Em caso de suspeita, procure o serviço de saúde mais próximo.


Segundo a Opas, 10 países das Américas estavam em surto de sarampo em 2025, com 10.139 casos e 18 mortes. Os mais afetados foram Canadá, México e Estados Unidos, seguidos por Bolívia, Argentina, Belize, Brasil, Paraguai, Peru e Costa Rica.