O Capitão Emerson da Polícia Militar concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (13), para falar sobre o policiamento ostensivo nas escolas de Cascavel, após episódios de ataques e ameaças a escolas em todo o Brasil.
Segundo o Emerson, um trabalho de maneira mais enfática será realizado pela PM a partir de agora em escolas de todo o Paraná, com foco principalmente nas estaduais, mas contemplando também as escolas particulares e do município de Cascavel.
Conforme ordens do comando da PM, um plano foi elaborado e determina a todas as unidades da polícia militar no Paraná, que seja dada maior atenção e que haja reforço do policiamento em estabelecimentos de ensino. Na prática, todas as unidades reforçarão o policiamento, principalmente se utilizando de policiais que trabalham em expediente administrativo, que serão empregados em escalas de reforço.
Além disso, alunos que estão em formação para a PM terão a atencipação de aulas práticas e participarão desse policiamento ostensivo e preventivo nas escolas. As aulas práticas irão alternar com as aulas teóricas, que tinham previsão de termino no final de abril.
O Capitão ainda afirmou que devido ao número muito grande de escolas e colégios, é humanamente impossível ter policiais fixos em cada instituição de ensino, mas em alguns horários específicos a ideia é de ter a presença policial.
Ainda não há como determinar o número exato do contingente, já que o serviço administrativo não pode parar por completo, por isso será necessário alternar, conforme cronograma específico de cada batalhão, esses plantões nas escolas. Somente com a implementação total do plano de ação que será possível ter uma visão correta de como se dará esse aumento no contingente.