O Segundo Seminário Estadual sobre Educação em Tempo Integral reuniu mais de mil profissionais de 280 municípios do Paraná em Cascavel para debater e capacitar educadores sobre os benefícios da permanência dos alunos na escola durante todo o dia. Especialistas defendem que crianças em período integral desenvolvem mais criatividade, aprendizado e socialização, acelerando seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.
A coordenadora da formação integral da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) destacou que a educação integral não se trata só de tempo, mas de uma formação que abrange todas as dimensões do ser humano, incluindo aspectos cognitivos, psicológicos, ambientais e de saúde. Ela afirmou: “A gente defende a educação integral porque defendemos essa formação integral do ser humano.”
O evento, realizado ao longo de dois dias, faz parte de um programa de formação continuada para profissionais da educação básica na perspectiva da educação integral. A iniciativa é do Ministério da Educação, em parceria com seis universidades federais, incluindo a UFFS, responsável pela formação de docentes na região sul do país.
A secretária de educação, Marcia Baldin, ressaltou a importância do evento para Cascavel e para o Paraná: “Quase 300 municípios participando, mais de 950 inscritos, um grande evento com palestrantes de renome nacional.” Ela também falou sobre a nova resolução da educação em tempo integral, que exigirá que os municípios adequem seus currículos.
Atualmente, Cascavel conta com mais de 12 mil alunos matriculados em escolas de tempo integral na rede municipal. A meta é ampliar a oferta dessa modalidade, garantindo que mais crianças tenham acesso a atividades escolares que estimulam aprendizado, criatividade e desenvolvimento integral.
Marcia Baldin ainda declarou: “Os municípios terão 6 meses para construir suas diretrizes curriculares e definir o atendimento da educação em tempo integral. Cascavel já está elaborando esse novo documento.”