Cidade

SENAD intercepta comboio e apreende cerca de 50 toneladas de maconha no Paraguai

03 dez 2025 às 21:22

A Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Paraguai deflagrou nas primeiras horas da manhã uma megaoperação de combate ao narcotráfico na região de Salto del Guairá, nesta quarta-feira (3). A ação resultou na interceptação de um comboio com aproximadamente 200 veículos carregados de maconha. A estimativa inicial é que a carga total de maconha apreendida possa ultrapassar as 50 toneladas.


O alvo da operação era uma estrutura criminosa que se deslocava de Curuguati em direção à fronteira com o Brasil, transportando uma remessa gigantesca da droga. O comboio era composto por carretas, caminhões de dois eixos, caminhonetes e carros de apoio, todos carregados com o ilícito.


A abordagem aconteceu ainda de madrugada. Ao perceberem a presença dos agentes especiais, os criminosos tentaram fugir, iniciando um confronto armado com intensa troca de tiros. Viaturas da SENAD foram atingidas por disparos de armas de alto calibre.


O confronto resultou na prisão de cinco pessoas, sendo que uma delas ficou ferida e recebeu atendimento conforme protocolo. Um integrante do grupo criminoso morreu na troca de tiros, e nenhum policial ou agente da SENAD ficou ferido.


A carga apreendida e todos os veículos foram encaminhados para a sede regional da SENAD em Salto del Guairá, onde passarão por perícia e pesagem. A SENAD informou que as investigações continuam abertas para localizar os criminosos que fugiram e para aprofundar o rastreamento de toda a rede que fornecia e abastecia o comboio. O Brasil é apontado como o principal destino da droga produzida no Paraguai.