A Tarobá deu início hoje à exibição da série especial "Recomeços", produzida pela equipe na fronteira do estado, em Foz do Iguaçu. Durante toda esta semana, você será levado a conhecer histórias reais, emocionantes e inspiradoras de pessoas que enfrentaram doenças graves, superaram grandes desafios e encontraram forças para recomeçar.
Com o apoio de equipes médicas e atendimento humanizado, esses pacientes conseguiram uma nova chance de vida. A série nos faz refletir sobre a resiliência diante das adversidades, questionando: Já pensou em desistir? Quem nunca pensou? Às vezes, a dor parece insuportável, mas um gesto simples pode ser o suficiente para mudar tudo. Um abraço, uma palavra, uma atitude de esperança pode transformar destinos.
O hospital não é apenas um local de dor, mas também de cura, de luta, e, sobretudo, de recomeços.
Na série, você vai conhecer pessoas como Ana, que representa a alegria; Magda, a perseverança; Karen, o otimismo; e Ademir, a tranquilidade. Mas também, as histórias dos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e todos os profissionais que, com amor ao próximo, não medem esforços para salvar vidas.
Marli, com 25 anos de dedicação ao Hospital Itamed, simboliza todos esses profissionais. Durante a pandemia, os hospitais estiveram no centro das atenções, mas, e hoje? Quantas doenças continuam sendo tratadas todos os dias?
As doenças cardiovasculares, cânceres e doenças respiratórias continuam a ser as principais causas de morte no Brasil. Só as doenças do coração matam cerca de 400 mil brasileiros anualmente, e o câncer, com mais de 700 mil novos casos por ano, continua afetando milhares de vidas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país.
O Hospital Itamed, em Foz do Iguaçu, se destaca pelo seu compromisso. Em 2024, realizou mais de 240 mil atendimentos, com uma equipe de mais de 400 médicos e 2 mil profissionais diretos e indiretos, atendendo pacientes tanto do SUS quanto de planos e particulares. Um hospital que, nesta semana, celebra 29 anos de portas abertas.
De tantas histórias vividas entre os corredores, quartos e salas de espera do hospital, nasceu um poema que expressa a essência do recomeço:
"E mesmo que a vida não seja sempre tão bela,
ainda é vida. Vida pra ser vivida.
Vida que, quando transcende, vai além da vida.
Vida que não é só corpo.
É alma.
É a calma de viver não como se vê, mas como se sente.
E se é sobre sentir, é sobre agir.
Agir é sobre escolha.
Escolha é sempre sobre liberdade: que é sobre acreditar no amanhã."
Amanhã, você conhecerá a primeira dessas histórias: a de uma mulher que descobriu o câncer durante a gravidez e, com o apoio do hospital, conseguiu realizar um grande sonho. Não perca, a história será contada nesta terça-feira, no Jornal Tarobá Primeira Edição.