O serviço 153, ligado à Guarda Municipal começa a funcionar como aplicativo em Londrina. Segundo a GM, a tecnologia foi desenvolvida para agilizar o atendimento e as chamadas à corporação e por meio da tecnologia, permitir o acionamento e a resposta mais rapidamente.
O aplicativo permite acionar outros serviços como Siate, Samu ou Bombeiros. É possível ainda fazer a denúncia de alguma ocorrência diretamente para a GM ou para a defesa civil, adicionando fotos e vídeos. Também há um canal de comunicação e outro ícone próprio para roubo de carro. A próxima etapa será interligar o sistema às câmeras de monitoramento e às viaturas. N
No aplicativo também Botão Maria da Pena para mulheres que estão sob medida protetiva da justiça. Para quem não puder usar o app, deve ser fornecido o botão do pânico tradicional. Só esse ano, foram 9 casos de feminicídio em Londrina, 1,3 mil casos novos de violência contra a mulher. Atualmente, são cerca de 4 mil com medida protetiva.
Para os Guardas, o sistema novo facilita a identificação do local da ocorrência e quem fez o acionamento para atendimento.
"Na funcionalidade para o atendimento Maria da Penha e para Idosos (Botão SOS), o sistema conta também com recursos extra através de um botão rastreador, que quando acionado, gera automaticamente para a central da Guarda Civil Municipal um alerta, abrindo uma ocorrência com a foto da suposta vítima e sua localização no momento (coordenadas GPS) e a foto do agressor", aponta a Secretaria de Defesa Social.
Pelo aplicativo também será possível a gravação do áudio do ambiente de acionamento com gravação nas nuvens.