Cidade

Servidores da UPA Sol protestam contra más condições de prédio e andarilhos no local

03 mar 2025 às 19:55

Representantes do Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos), realizaram uma manifestação em frente à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim do Sol, na zona oeste de Londrina, cobrando da Prefeitura providências sobre as más condições do prédio.

 

Entre os problemas apontados estão a falta de estrutura, como ausência de ventiladores, bebedouros e materiais de trabalho, rachaduras nas paredes e piso, além do risco de acidentes, incluindo o possível desabamento de partes do teto, como já ocorrido diversas vezes.  

 

Segundo a diretora de comunicação do Sindserv, Giovana Crosxiati, há nove anos os funcionários trabalham sob tensão total, e neste verão a situação piorou. “Há nove anos nós estamos vivendo essa situação, que só se agrava. Cada vez mais, o prédio está em as condições comprometidas”, disse. Para o sindicato, a unidade precisa ser fechada.

 

Outra denúncia envolve pessoas em situação de rua e usuários de drogas, que fizeram da UPA Sol um ponto de parada. Muitos dormem sob as marquises e utilizam os banheiros para tomar banho e consumir entorpecentes.

 

Ainda de acordo com Crosxiati, já ocorreram casos em que servidores foram agredidos, sendo necessária a intervenção da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

 

O sindicato informou que deve elaborar um documento, que será enviado à Prefeitura, à Câmara Municipal e ao Ministério Público, pedindo providências para a situação da UPA.

A Tarobá entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Londrina e aguarda retorno.