Cidade

Sessão Londrina finaliza calendário com pré-estreia de série produzida na cidade

13 nov 2024 às 07:14

Após cinco edições, o Projeto Sessão Londrina (que traz ao município a exibição gratuita de produções brasileiras seguidas de debates abertos ao público) finaliza o calendário com a pré-estreia da série “Libertárias”, produzida na cidade.


A obra é dirigida e roteirizada por Rodrigo Grota, nome presente também outras produções londrinenses, e apresenta a trajetória de mulheres brasileiras de diferentes épocas: as guerreiras Dandara e Clara Camarão (século 17); Filipa de Sousa (1556-1600); as combatentes Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) e Maria Felipa de Oliveira (falecida em 1873); a poeta Narcisa Amália (1852-1924); a sambista e curandeira Tia Ciata (1854-1924); e a sufragista e indigenista Leolinda Daltro (1859-1935).


A série tem lançamento nacional programado para a próxima sexta-feira (15), mas os dois primeiros episódios, que contam a história de Dandara, Clara Camarão e Filipa de Sousa, serão exibidos gratuitamente no Villa Rica, seguidos de um debate aberto ao público com parte da equipe de produção e elenco. A escolha da obra para o fechamento deste calendário busca apresentar e enaltecer também as obras londrinenses.


Com sessão às 19h, a série convida a conhecer mais sobre grandes personagens da história brasileira e valoriza o audiovisual de Londrina.


A entrada para o evento é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso através do site ou presencialmente, na bilheteria. 



Sobre o projeto

 

O Sessão Londrina é um evento de promoção do cinema brasileiro. Com curadoria de Caio Cesaro e realização do Espaço Villa Rica, o projeto foi uma das propostas aprovadas em edital da Lei Paulo Gustavo publicado pela Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa visa exibir filmes brasileiros reconhecidos artisticamente pela crítica e pelo público e realizar debates com a participação online (conferências por vídeo) de representantes da equipe técnica e artística dos filmes convidados. 


Seis edições do projeto aconteceram periodicamente ao longo de 2024. Como uma contrapartida aos produtores e distribuidores de cada filme convidado, o Espaço Villa Rica compromete-se a exibi-los comercialmente, ao menos, pelo período de uma semana.