O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv) solicitou que fosse ampliado o quadro de professores da rede municipal de ensino de Londrina. De acordo com o órgão, faltam vagas oficiais para professores e não apenas contratações por Processo Simplificado (PSS), que conta com o fim de 450 contratos durante 2024.
Muitos desses professores substituíram outros que se aposentaram ou que estão afastados com atestado médico. Segundo o sindicato, nos últimos anos muitas escolas foram ampliadas e outras inauguradas, mas não houve ampliação real de vagas de professores, ou seja, ampliação do quadro de pessoal.
Uma outra demanda levantada, é a necessidade de professores para atender alunos com necessidades especiais. Muitas dessas crianças precisam de atendimento exclusivo de um profissional. Segundo o sindicato, não seria necessário outro concurso, porque o que ainda está vigente, teria um número suficiente de profissionais.
Hoje, segundo dados levantados pelo Sindserv, Londrina tem 4,6 mil professores contratados. Há um projeto de ampliação de jornada, que poderia ajudar na demanda, mas, o sindicato acredita que não resolve o problema. Em primeiro de novembro do ano passado, a rede municipal de ensino de londrina ganhou o reforço de mais 250 professores de educação básica.
Os professores foram aprovados em concurso público, aberto e norteado pelo edital nº 142/2022. Em novembro do ano passado, o prefeito Marcelo Belinati afirmou que desde que assumiu a gestão municipal, foram contratados 1.600 novos professores efetivos e mais 1.400 temporários, e que até o final do mandato seriam construídas e entregues 30 escolas e creches.