Cidade

Sociedade Rural se manifesta sobre decisão do TSE contra emissora de São Paulo

21 out 2022 às 09:22

A Sociedade Rural do Paraná (SRP) se manifestou, na quinta-feira (20), sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que restringiu a emissora Jovem Pan de tratar de fatos envolvendo a condenação do candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva. 


O TSE puniu a Jovem Pan em razão de declarações de comentaristas da emissora consideradas distorcidas ou ofensivas ao ex-presidente Lula. A Jovem Pan tratou a decisão da Justiça Eleitoral como 'censura'. 


Diante da decisão do TSE, a SRP emitiu um nota informando que vê com preocupação a escalada de decisões impostas pela Corte Superior Eleitoral, que interferem e corrompem o direito à liberdade de expressão, princípio da democracia e da Constituição. 


"A liberdade de imprensa e o acesso à informação de interesse nacional permitem à sociedade debater ideias e opiniões, especialmente em um momento onde cada cidadão tem o livre arbítrio para decidir o futuro que deseja para o seu país. 


Impedir a liberdade do jornalismo profissional é o mesmo que ceifar da sociedade o direito de ser informado, e restrições estabelecidas pela legislação eleitoral não podem estar acima do direito da coletividade. 


Sendo assim, a entidade reitera sua indignação e repudia qualquer ato que vá contra a livre circulação de ideias, notícias e informações", encerrou a nota.