Cidade

Trabalhadores da limpeza urbana de Londrina mantêm decisão de greve nesta terça-feira

14 abr 2025 às 09:54

Mesmo com a decisão do TRT-PR (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região), o Siemaco Londrina (Sindicato dos Empregados da Limpeza Urbana de Londrina e Região) anunciou que vai manter a greve por reajustes salariais para esta terça-feira (15). 


TRT-PR determinou que o sindicato garanta a manutenção de no mínimo 70% da equipe de coletores e dos serviços de coleta durante a paralisação; o descumprimento pode resultar em uma multa de R$ 50 mil por dia. 


Na manhã desta segunda-feira (14), trabalhadores denunciaram más condições; "hoje tem cinco caminhões quebrados e a gente está aqui esperando", disse um dos profissionais. No local, a Tarobá flagrou um dos caminhões saindo superlotado, com cinco pessoas na cabine; um dos trabalhadores estava de costas para o para-brisas. 


A categoria pede aumentos de 7,5% para os salários e de 15% para o ticket alimentação e a empresa afirma que só pode oferecer 4,83% de reajuste salarial e 5,06% para o ticket alimentação. O sindicato participará de uma nova reunião nesta segunda-feira e, se as partes não entrarem em acordo, a greve estará mantida.