Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Cascavel e região

Tradição e Sucessão: 70% das indústrias do Paraná são familiares e movem a economia do Estado

No Oeste do Paraná, uma fábrica de doces prestes a completar 50 anos de história exemplifica a força do setor que representa 25% do PIB estadual e emprega mais de um milhão de trabalhadores.
17 nov 2025 às 21:59
Por: Portal Tarobá

O setor industrial do Paraná, forte e diversificado, encontra um de seus pilares mais importantes nas indústrias familiares, que somam aproximadamente 70% do total de empresas no estado. Essas companhias são cruciais para a economia, gerando empregos e agregando valor aos produtos locais, como atesta a trajetória de uma indústria doceira em Cascavel, no Oeste do Paraná, que está prestes a celebrar cinco décadas de história.


Da Improvisação à Sucessão de Gerações

A produção da fábrica de doces começou em 1977 de forma improvisada, com o objetivo inicial de garantir apenas o sustento da família. Um dos fundadores, seu Miguel, relata que, na época em que Cascavel estava em ascensão, ele e seu irmão se instalaram no Rota Alegre e começaram a fazer doces caseiros. "A gente queimava lata, a gente que cozinhava e a gente fazia uns doces caseiros," relembra, destacando que enfrentaram grandes crises, como a da inflação, que, apesar das dificuldades, serviram como aprendizado.


Hoje, a fábrica sustenta três gerações da família. A sucessão, iniciada há cerca de 8 a 10 anos, é vista como fundamental para a continuidade do negócio. "Nada adianta construir uma empresa, qualquer coisa, um patrimônio, se não tiver o sucessor. Um dia nós acabamos e se não tiver o sucessor, a empresa vai junto," afirma o fundador, que expressa o desejo de que seus filhos preparem a próxima sucessão no futuro, garantindo a perenidade da empresa.


Conhecimento de Pai para Filho


O conhecimento e o amor pela indústria foram transmitidos de pai para filho. O sucessor comenta que, desde criança, vivia correndo pela produção e vendo as coisas acontecerem. "Meu pai também fez o papel dele de ensinar a gente a trabalhar e é meio que consequência, porque um dia ele vai largar tudo isso aqui e não teria outras pessoas para ele largar a não ser os filhos," explica.


O ensinamento sempre focou no processo, na paciência e na compreensão de que as coisas não acontecem no tempo que se deseja. Essa preparação motivou os filhos a honrarem a história e o propósito da empresa. "Eu sou a pessoa que quer ser que nem ele, porque ele construiu muita coisa, vem mantendo isso, e é o que eu quero pro meu futuro, manter isso aqui, construir sempre mais e deixar um legado pros meus filhos," emociona-se o sucessor.

Outras notícias

Guarda Municipal localiza suspeitos de desvio de carga de tintas em Londrina

Museu de Arte de Londrina será reaberto ao público no dia 18 de dezembro

Homem que matou filha de cinco meses a socos é condenado a 45 anos de prisão em Palotina


Impacto e Reconhecimento


Atualmente, a fábrica produz mais de 250 toneladas de doces de caixaria e especiarias de amendoim, distribuídos por diversos estados brasileiros e até mesmo para o Paraguai, empregando mais de 130 funcionários. Alguns colaboradores, com décadas de casa, como o nono funcionário contratado há 38 anos, acompanharam a evolução, sentindo-se parte da família.


Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o setor industrial paranaense representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado. São mais de 90 mil empresas registradas, que empregam mais de um milhão de trabalhadores formais. O setor de alimentos e bebidas, onde a indústria doceira se enquadra, é o maior segmento da indústria de transformação paranaense, respondendo por quase um terço da produção industrial do Estado.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Viatura da Polícia Penal capota e policial fica ferido na BR-369 em Corbélia

Cidade
Imagem de destaque

Depósito clandestino de cabos de internet e telefone é descoberto em Londrina

Cidade

Volume de chuva já passou de 100 mm em cidades do Oeste do Paraná nesta sexta-feira

Cidade

PCPR apreende mais de 328 kg de cocaína em veículo na PR-280 em Vitorino

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Alerta vermelho emitido pelo Simepar é inédito em Londrina e região

Cidade
Londrina e região

Com alerta vermelho para tempestades severas, Defesa Civil de Londrina orienta população

Brasil e mundo
Brasil

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Cidade

Câmeras registram chegada e saída de suspeito em sítio onde Fábio Henrique foi morto

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 7 | A herança Musical e Carreira Profissional | Victor Tadeu

Podcast Arte do Sabor | EP 2 | A Origem do Azeite | Vasco Campos

Podcast Pod ABC | EP 1| História do Nuselon | Pra. Telcia Oliveira

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.