Cidade

Transitar anuncia mudanças nos bairros XIV de Novembro e Parque São Paulo

12 set 2025 às 08:50

A construção da nova ponte sobre o Rio Quati, na entrada do Bairro XIV de Novembro, está próxima de ser concluída e será entregue no dia 20 de setembro à comunidade.


Diante da grande intervenção e do alargamento da Rua Souza Naves Sul, a Transitar anuncia mudanças importantes no trânsito dos bairros XIV de Novembro e Parque São Paulo, principalmente na região do Viaduto da Petrocon.


Já nesta quinta-feira (11), a equipe de sinalização de trânsito fez três inversões de paradas obrigatórias que estão valendo. Os cruzamentos são:


  • Rua General Osório x Rua Epitácio Pessoa – Pq. São Paulo

  • Rua General Osório x Rua Pres. Castelo Branco – Pq. São Paulo

  • Rua Souza Naves Sul x Rua Amizade – XIV de Novembro


Além disso, serão proibidas conversões à esquerda tanto de quem está nas marginais da BR-277, como embaixo do viaduto. Para fazer os retornos, os condutores terão que utilizar os loopings de quadra, tanto no XIV de Novembro, como no Parque São Paulo.


Para facilitar esses loopings, o binário da Rua Souza Naves Sul com a Rua Otaviano Siqueira, no bairro XIV de Novembro, será estendido até a Rua Romário Corrêa.


No Parque São Paulo, as ruas General Osório, João Fernandes dos Santos e Júlio Prestes passarão a ter sentido único para facilitar o fluxo, principalmente de caminhões, no trecho entre a Rua General Osório e a Rua Souza Naves Sul.


A Transitar já iniciou a sinalização com a instalação de placas, que seguem cobertas até o início oficial das mudanças, previsto para a próxima segunda-feira (15), podendo sofrer alterações conforme o andamento dos trabalhos.


A orientação é que os condutores tenham atenção redobrada ao passar pela região, respeitem as sinalizações e se adaptem às novas regras.


OBRA


A obra vai resolver um gargalo histórico de mobilidade e alagamentos na região sul, beneficiando diariamente mais de 25 mil pessoas, entre motoristas, ciclistas e pedestres. Os recursos foram viabilizados por meio do Fonplata.


A nova ponte, com 22 metros de largura por 16 metros de extensão, conta com quatro pistas, duas para entrada e duas para saída, além de calçadas acessíveis e sinalização para pedestres. O dimensionamento da estrutura amplia significativamente a vazão do Rio Quati, reduzindo os riscos de alagamento em períodos de chuva intensa.