Cidade

Transitar inicia mudanças no trânsito nos bairros XIV de Novembro e Parque São Paulo

16 set 2025 às 11:26

A construção da nova ponte sobre o Rio Quati, na entrada do Bairro XIV de Novembro, está próxima de ser concluída e será entregue à comunidade no dia 20 de setembro.


Diante da grande intervenção e do alargamento da Rua Souza Naves Sul, a Transitar anuncia mudanças importantes no trânsito dos bairros XIV de Novembro e Parque São Paulo, principalmente na região do Viaduto da Petrocon.


Já nesta quinta-feira (11), a equipe de sinalização iniciou três inversões de paradas obrigatórias, que passam a valer imediatamente nos seguintes cruzamentos:


  • Rua General Osório x Rua Epitácio Pessoa – Pq. São Paulo

  • Rua General Osório x Rua Pres. Castelo Branco – Pq. São Paulo

  • Rua Souza Naves Sul x Rua Amizade – XIV de Novembro


Além disso, serão proibidas conversões à esquerda tanto de quem está nas marginais da BR-277, como embaixo do viaduto. Para realizar retornos, os condutores deverão utilizar os loopings de quadra, tanto no XIV de Novembro, quanto no Parque São Paulo.


Para facilitar esses loopings, o binário da Rua Souza Naves Sul com a Rua Otaviano Siqueira, no bairro XIV de Novembro, será estendido até a Rua Romário Corrêa.


Do lado do Parque São Paulo, as ruas General Osório, João Fernandes dos Santos e Júlio Prestes passarão a ter sentido único, facilitando o fluxo, principalmente de caminhões, entre a Rua General Osório e a Rua Souza Naves Sul.


As mudanças começaram a valer oficialmente na segunda-feira (15).


Obra


A intervenção vai resolver um gargalo histórico de mobilidade e alagamentos na região sul, beneficiando mais de 25 mil pessoas diariamente, entre motoristas, ciclistas e pedestres. Os recursos foram viabilizados por meio do Fonplata.


A nova ponte, com 22 metros de largura e 16 metros de extensão, conta com quatro pistas (duas para entrada e duas para saída), calçadas acessíveis e sinalização para pedestres. A estrutura amplia significativamente a vazão do Rio Quati, reduzindo riscos de alagamento em períodos de chuva intensa.