A conclusão das obras da trincheira da Rio Branco com a Leste-Oeste vai ficar para o ano que vem. A expectativa mais imediata, é liberar na semana que vem, o trânsito na rotatória.
A Prefeitura de Londrina aguarda o pedido formalizado da empresa para conceder um novo aditivo de prazo para as obras, que começaram em janeiro de 2021.
O prazo inicial para a entrega, era no começo de 2023. O primeiro adiamento foi para julho deste ano, e o segundo para 26 de dezembro, mas o poder público já garantiu que vai ficar para o próximo ano. A previsão é entre fevereiro e março de 2024.
Em contrapartida, a secretaria de Obras afirma que até o dia 22 de dezembro, a rotatória entre as avenidas Leste-Oeste e Rio Branco seja liberada para o trânsito de veículos.
Uma medição feita em novembro apontou que 80% das obras foram executadas. A empreiteira já é alvo de um processo de penalidade pela prefeitura para verificar os motivos dos atrasos. Uma das justificativas da terceirizada seria a dificuldade para retirar o material embaixo da trincheira.
A obra já teve oito paralisações de funcionários, envolvendo causas trabalhistas, como atraso nos pagamentos, que também pode ter contribuído para a demora na conclusão dos trabalhos.