Cidade

Transporte coletivo de Cascavel tem atrasos após sindicato ameaçar greve

05 dez 2024 às 07:49

Trabalhadores do transporte coletivo urbano de Cascavel realizam uma assembleia durante a madrugada que decorreu até a manhã desta quinta-feira, causando atrasos nos horários do transporte público de Cascavel. A ação foi desencadeada após uma assembleia do SINTTRACOVEL, que discutia uma cláusula do edital de concessão do transporte coletivo municipal.


Conforme o sindicato, a cláusula permite que o poder concedente faça a exigência da dispensa de funcionários do transporte público em um prazo de 48 horas sem ser responsabilizado por essa demissão. O Sindicato afirma que a medida é inconstitucional e que o departamento jurídico está trabalhando para a retirada da cláusula do contrato.


O pedido dos trabalhadores é de que haja a retirada da cláusula. A manifestação deve seguir durante o restante do dia em Cascavel. Há pouco, os ônibus voltaram a operar na cidade.


A Tarobá entrou em contato com as empresas responsáveis pelo transporte, que afirmaram que foram tomadas de surpresa pelo movimento, através de vídeos divulgados pelo sindicato que circularam ontem no começo da noite convocando para as assembleias. Por ora elas não irão fazer nenhum pronunciamento.


O município de Cascavel convocou uma entrevista coletiva às 10 horas, onde será tratado o assunto.