Cidade

Transtornos no aeroporto: prefeito diz que instalação do ILS está próxima

15 jun 2023 às 16:04

As chuvas intensas com neblina e tempo fechado têm provocado transtornos no Aeroporto de Londrina. Somente nesta quarta-feira (14), seis voos foram cancelados.  

 

Nesta quinta (15), pela manhã, véspera de feriado, o saguão do aeroporto estava lotado. Muitos passageiros estavam atentos ao painel, pra verificar se o voo se confirmaria ou não.

 

Por conta das nuvens baixas e nevoeiros, vários voos foram prejudicados nesta semana. Nesta quarta (14), seis pousos e decolagens sofreram atrasos e cancelamentos por conta da falta de visibilidade.

 

O Aeroporto Governador José Richa é o segundo mais movimentado do estado. No ano passado quase 700 mil passageiros passaram por ele. Quando chove, a preocupação com atrasos e cancelamentos aumenta proporcionalmente ao número de visitantes.

 

O problema, no entanto, pode estar perto do fim.

 

De acordo com o prefeito Marcelo Belinati, o Instrument Landing System (ILS) será instalado no aeroporto. O equipamento permitirá que a maior parte dos voos, hoje afetados pela falta de visibilidade, pousem e decolem com segurança, mesmo com o mal tempo.

 

Técnicos já estão vistoriando a área e o início das obras deve ser deve ser anunciado nos próximos dias.

 

“Nós estamos marcando, conversando com a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), para começar o início das obras do aeroporto agora em junho. O Aeroporto de Londrina é um grande catalizador de desenvolvimento para a cidade e serão investimentos da ordem de R$ 130 milhões: a pista aumentará em quase 600 metros, será instalado o ILS, o tão sonhado e dito ILS, o ALS, que são aquelas torres que guiam o avião, o terminal de embarque será ampliado, quase dobrado de tamanho, e faremos também o finger, que permitirá uma entrada com mais segurança e conforto no avião” ressalta Marcelo Belinati.