A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, nesta segunda-feira (31), o Projeto de Lei nº 64/2025, de autoria do governador Ratinho Junior, que autoriza a municipalização de dois trechos da rodovia PR-180 em Boa Vista da Aparecida. A proposta, que recebeu parecer favorável das Comissões de Constituição e Justiça e de Obras Públicas, Transportes e Comunicação, foi aprovada por unanimidade em plenário.
O deputado Gugu Bueno, 1º secretário da Assembleia Legislativa, levou a demanda ao governador Ratinho Júnior, que elaborou a proposta e a encaminhou para votação no Legislativo.
"Fizemos essa construção junto ao nosso governador Ratinho Júnior, atendendo a um pleito do município de Boa Vista da Aparecida, que precisa da municipalização do trecho da PR-180 para que possamos realizar uma grande revitalização na entrada da cidade, um cartão-postal para toda a nossa região", explicou o deputado Gugu Bueno. Ele também destacou a importância da medida para o desenvolvimento urbano da região.
Ao todo, 1.210 metros de rodovia – entre o posto H Trevisan e o início da Avenida Tancredo Neves – serão incorporados ao sistema viário do município. A mudança atende a um pedido antigo da comunidade e permitirá a realização de obras de infraestrutura, segurança viária e modernização urbana, como asfaltamento, iluminação, sinalização e implantação de lombadas e semáforos.
"A partir de agora, com a municipalização aprovada pela Assembleia, o prefeito Eduardo dará início a novos investimentos, com a possibilidade de executar os projetos e buscar novos recursos. E, claro, continuaremos aqui em Curitiba trabalhando e apoiando todos os projetos do município de Boa Vista", afirmou o deputado.
O prefeito de Boa Vista da Aparecida, Eduardo Henrichs, reforçou que a municipalização era uma condição necessária para viabilizar a revitalização.
"Esse projeto começou em uma conversa com o deputado Gugu Bueno, em que manifestamos a intenção e a vontade de municipalizar, considerando que Boa Vista é uma cidade turística com um potencial de crescimento incrível", declarou o prefeito. Segundo ele, o projeto arquitetônico da obra já está em fase final.
Com a municipalização formalizada, o município poderá iniciar os trâmites técnicos para viabilizar as obras, com o apoio do deputado Gugu Bueno e do governador Ratinho Júnior, que tem priorizado ações de infraestrutura e valorização dos municípios do interior.