O sonho antigo dos moradores do bairro Cascavel Velho, a construção da trincheira na BR-277, ainda não se concretizou. O anúncio da obra, feito em junho de 2024, trouxe esperança à comunidade com a liberação de R$ 20 milhões para a passagem subterrânea, mas desde então pouco avançou.
O ex-prefeito Leonaldo Paranhos ressalta que a demora se deve principalmente aos trâmites no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão responsável pelo trecho. Embora o DNIT tenha autorizado a obra em fevereiro deste ano e firmado acordo de cooperação técnica com o município para execução do projeto, ainda está em análise a primeira versão dos projetos de engenharia desenvolvidos pela Prefeitura.
Sem previsão para a conclusão das análises, o início e término das obras permanecem indefinidos. A trincheira ligará a Rua Munique, no Cascavel Velho, à Rua Waldemar Casagrande, no Lago Municipal, além de criar acessos à BR-277. Atualmente, o acesso principal é pelo Trevo da Portal, que não comporta o intenso fluxo de veículos da rodovia.
Moradores e comerciantes que seriam beneficiados pela obra pedem agilidade para que o projeto saia do papel o quanto antes.