A Unidade Básica de Saúde do Jardim Novo Bandeirantes, em Cambé, vai suspender os atendimentos de 23 a 27 de janeiro por conta das obras de reforma e ampliação da unidade. A população que necessitar de atendimento durante este período deve procurar a UBS do Santo Amaro (Rua Rio São Francisco, n° 550), Silvino (Rua Nilo Peçanha, n° 318) e a Dr. Algacyr Ferreira (em anexo ao Pronto Atendimento 24 Horas Maria Anideje). Em caso de emergência, as pessoas devem ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ao Pronto Atendimento 24 Horas. Já a partir do dia 30, os atendimentos serão realizados na sede da Clínica do Novo Bandeirantes.
“Esse é um momento muito importante para a Saúde de Cambé, então nós pedimos a compreensão de toda a população, já que vamos precisar refazer a agenda de atendimentos”, explica Núbia Mara Mattos, diretora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cambé.
Após as obras de reforma e ampliação, a UBS do Novo Bandeirantes vai ter uma estrutura quase três vezes maior que a atual, já que hoje são 221 m² de área construída e, com a ampliação, o espaço vai ter 614 m². Na parte da reforma, todo o local será pintado, além de receber novas torneiras, janelas, portas, peças sanitárias, pisos e azulejos.
Em relação à nova construção, o ambiente receberá novos sanitários, três consultórios odontológicos, 11 salas de atendimento e uma nova recepção, já que a atual não suporta a demanda de pacientes.
Tanto na parte de reforma quanto de ampliação, vão ser investidos, no total, R$1.561.369,00, sendo que, do montante, R$1.111.378,21 são recursos próprios do município e o restante vem de repasses estaduais e federais. A UBS do Novo Bandeirantes abrange 13 bairros, atendendo mais de 10 mil habitantes. A expectativa é que os serviços voltem para a sede da UBS do Jardim Novo Bandeirantes até o final de 2023.