Cidade

Unimed rompe convênio com Hospital Evangélico para fevereiro de 2026

16 dez 2025 às 20:29

O HEL (Hospital Evangélico de Londrina) e a Unimed encerrarão um convênio histórico, que perdurava desde 1971. A mudança passará a valer a partir de fevereiro de 2026. Nos próximos 60 dias, o atendimento segue inalterado. O CEO da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL), Eduardo Otoni, informou que a intenção de rompimento de convênio foi comunicada há cerca de um ano pela operadora de saúde, de forma unilateral e, apesar das tentativas de reversão por parte do hospital, a ruptura foi confirmada.


Com o término da parceria, pacientes da Unimed que desejarem seguir com o atendimento no Hospital Evangélico terão duas opções: optar pelo pagamento particular dos serviços ou solicitar a portabilidade para outra operadora de plano de saúde.


Impacto Financeiro e no SUS


O Hospital Evangélico de Londrina é uma instituição filantrópica e possui cerca de 60% dos procedimentos realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A parceria com a Unimed representava um volume significativo de serviços: são aproximadamente 100 internações por dia apenas de pacientes do convênio, sem contabilizar os atendimentos realizados no Pronto-Socorro.


Com o encerramento do convênio, a estimativa do Hospital Evangélico é de uma redução drástica de receita, chegando a R$ 48 milhões por ano. A instituição alerta que esta perda financeira pode afetar a capacidade operacional, resultando em uma futura redução no atendimento de pacientes do SUS.


A mudança de atendimento entra em vigor em fevereiro de 2026, sendo que, até essa data, os termos do convênio permanecem em vigor.




Confira a nota da Unimed 


"A Unimed Londrina esclarece que os atendimentos aos clientes seguem normalmente. O processo de atualização da rede ocorre dentro das normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com prazos regulatórios e garantia de continuidade de atendimento. Portanto, nenhum beneficiário ficará sem assistência.  Os clientes devem continuar utilizando o ecossistema de saúde da Unimed Londrina, que contempla o Hospital Regional Unimed, o Pronto Atendimento Adulto 24 horas, o Centro de Cuidados Unimed – Pediatria, além dos demais prestadores que integram a maior rede credenciada da região. Para orientações individualizadas, está disponível o canal 0800 400 6100, bem como o Guia Médico, acessível no site www.unimedlondrina.com.br.


A Cooperativa reforça ainda que está preparada para absorver a demanda de seus clientes. O Hospital Unimed foi planejado, construído e estruturado justamente para ampliar a capacidade de atendimento aos beneficiários. A unidade, que recebeu investimento de R$ 260 milhões, conta com 100 leitos iniciais, e possibilidade de expansão para até 285 leitos, UTIs especializadas, maternidade completa, centro cirúrgico moderno e equipes multiprofissionais altamente qualificadas. Além disso, a Unimed Londrina mantém uma das maiores redes de hospitais credenciados de Londrina e região, que somada aos seus serviços próprios, oferece atendimento integral, seguro e resolutivo."