Cidade

Universidade Estadual de Londrina divulga a data do Vestibular 2025

15 mar 2024 às 13:07

A UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou a data do vestibular de 2025. Segundo a universidade, as primeiras provas serão aplicadas no dia 29 de setembro, com avaliações de habilidades específicas para os cursos de Música, Design de Moda, Design Gráfico, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais.

 

Ainda de acordo com a UEL, as provas de conhecimentos gerais serão aplicadas no dia 17 de novembro e a avaliação de redação e prova discursiva de conhecimentos específicos acontecerá no dia 18 de novembro.

 

No final do ano passado, o CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão), aprovou a aplicação de um novo modelo de vestibular que será aplicado em fase única, com dois dias, já com a aplicação da prova de conhecimentos específicos e redação. Lembrando que na avaliação de conhecimentos específicos, serão compostas três questões discursivas em cada disciplina.

 

Para chegar ao modelo aprovado ontem, a universidade instituiu um grupo de especialistas que trabalhou a partir de uma metodologia que incluiu debates sobre a reforma do ensino médio, consulta à comunidade interna e externa e uma avaliação qualitativa. Foram organizados grupos focais com graduandos, docentes da UEL e professores do Ensino Médio. Diante dos resultados, foi feita uma análise quantitativa e qualitativa para elaboração do relatório final.

 

Entre as alterações para o vestibular 2025, além da fase única, estão as seguintes:

 

- Para que a prova de redação e de conhecimentos específicos seja corrigida o candidato terá que ter 25% de acertos na prova de conhecimentos gerais.

 

– Para a prova de língua estrangeira o candidato terá de escolher, no momento da inscrição, entre a língua inglesa e a língua espanhola.

 

– As obras de literaturas deverão ser indicadas nas seguintes categorias: a) autora mulher, b) autor paranaense, c) autor contemporâneo, d) autor de séculos anteriores, e) autor africano que escreve em língua portuguesa/autor português, f) autor que fale sobre os negros, g) obras que instiguem a reflexão sobre a realidade social e econômica do país, h) contos, i) álbum de música, j) poesia. Uma única obra poderá apresentar mais de uma categoria. O número de obras de literaturas solicitadas deverá ser oito, sendo a maior parte delas de domínio público. As obras de literaturas deverão ser substituídas 50% a cada três edições do vestibular.

 

– As provas de Habilidades Específica (PHE) serão realizadas antes da prova de Conhecimentos Gerais. Para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico, a prova deverá ser realizada em um único turno com duração máxima de cinco horas. Para o Curso de Música, a PHE continuará com o mesmo formato da edição do vestibular de 2024.

 

– Para os cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga a prova do vestibular passa a ser classificatória, o candidato não pode ter nota final zero.

 

– O vestibular será aplicado apenas em Londrina.