Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade

Universidades do Paraná se destacam em ranking de publicações científicas

11 jul 2024 às 16:32
Por: Agência Estadual de Notícias

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) estão entre as melhores do Brasil no ranking sobre publicações científicas. A classificação Leiden Ranking 2024 inclui 1.506 universidades de 72 países. A duas se destacam no grupo de 38 instituições de ensino superior brasileiras ranqueadas.


Elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda, o ranking buscou informações na base de dados multidisciplinar Web of Science. Foram considerados artigos de pesquisa e artigos de revisão publicados de 2019 a 2022. Neste período, de acordo com o levantamento, a UEM teve 1.926 e a UEL 1.341 artigos publicados.


Na metodologia utilizada pelo CWTS os dados são coletados diretamente dos sites das universidades e da base de dados, dispensando a inscrição de candidaturas pelas instituições de pesquisa.


Um sistema automatizado de busca de informações compila dados de três bases de periódicos divididos em cinco áreas do conhecimento: Ciências Biomédicas e da Saúde; Ciências da Vida e da Terra; Matemática e Ciência da Computação; Ciências Físicas e Engenharia; e Ciências Sociais e Humanas.


De acordo com o reitor da UEM, Leandro Vanalli, a posição da universidade no ranking demonstra a relevância social e a qualidade das pesquisas realizadas na instituição.

Outras notícias

Polícia Civil apreende materiais que seriam utilizados na falsificação de bonés em Apucarana

Presidente da CML confirma repasse de R$ 4 milhões à prefeitura e defende criação da TV Câmara

Lamaçal causado por chuva preocupa moradores de bairro da zona norte de Londrina


“As universidades estaduais estão no Interior do Estado, em contato com diferentes realidades, e as pesquisas desenvolvidas por elas refletem o alcance das universidades. São pesquisas aplicadas de interesse social, que contribuem para o desenvolvimento do Estado em todas as áreas do conhecimento. Isso também mostra a importância do investimento público que tem sido realizado na formação dos pesquisadores”, destaca o reitor.


As publicações contabilizadas seguem alguns requisitos, os textos acadêmicos são compilados de revistas científicas internacionais, com redação em inglês e com um ou mais autores. Os textos que têm apenas um autor possuem maior peso em relação aos artigos com autoria coletiva.


As universidades foram avaliadas por meio das seguintes características: impacto científico, colaboração – interinstitucional, internacional e com a indústria – artigos publicados na modalidade de acesso aberto e também pela diversidade de gênero na autoria das produções.


Entre as 38 universidades brasileiras ranqueadas, seis instituições são estaduais e estão classificadas na seguinte ordem: 1º lugar a Universidade de São Paulo (USP); 2º Universidade Estadual Paulista (Unesp); 3º Universidade de Campinas (Unicamp); 20º Universidade Estadual de Maringá (UEM); 26º Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e 29º Universidade Estadual de Londrina (UEL).


Além das estaduais, o ranking destaca 30 universidades federais (uma delas é tecnológica e outra é rural), e duas Pontifícias Universidades Católicas.


RANKING – O CWTS disponibiliza os dados compilados a partir do triênio 2006-2009. Nesta 14ª edição foram incluídas 95 instituições a mais que a classificação de 2023.


Os países que tiveram o maior número de universidades participando foram China (313 instituições), Estados Unidos (206); Índia (67); Reino Unido (63); Japão (59); Alemanha (57); Coreia do Sul (51); Itália (49); Espanha (47); Irã (46); Turquia (40) e Polônia (38). O Brasil está posicionado em 12ª colocação em relação à quantidade de instituições, juntamente com a Polônia com 38 universidades.


No recorte América Latina são 52 instituições ranqueadas. O Brasil com 38 universidades, sete do Chile, três da Colômbia, três da Argentina e uma do Uruguai.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Com a chegada da Black Friday, Procon Londrina alerta consumidores sobre golpes e falsas promoções

Cidade
Imagem de destaque

Carreta carregada com esterco tomba na BR-163 e interdita pista em Santa Tereza do Oeste

Cidade

PF cumpre mandados de busca e apreensão contra corrupção eleitoral em Itaipulândia

Cidade

Defesa Civil do Paraná atualiza impactos de temporais e alerta para aumento de eventos climáticos

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente desaparecida na zona oeste de Londrina é encontrada pela família

Brasil e mundo
Brasil

Virgínia é proibida de entrar nos EUA por dívidas e poderá ser barrada da Copa

Cidade
Londrina e região

Câmara de Londrina abre chamamento para doar ar-condicionado e outros bens

Cidade
Londrina e região

Presidente da Cohab é flagrado vendo conteúdo impróprio durante audiência

Brasil e mundo
Brasil

Quem é o médico Felipe Zecchini, apontado como pai do filho de Suzane Von Richthofen

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 35 | Descomplicando o Direito | André Cunha

Podcast Pod Tah | EP 33 | Beleza e Autoconfiança | Alexandra Ramos

Podcast Marketing Interno Cast | EP 10 | Negócios e Estratégia | Arthur Barão

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.