Cidade

Uso de cinto de segurança é obrigatório e pode evitar tragédias

12 jun 2024 às 12:41

Parece mentira, mas a falta de cinto de segurança ainda causa um número elevado de mortes e multas. No perímetro urbano de Cascavel, 10 vítimas que perderam a vida no trânsito estavam sem cinto. 


Não é só para evitar multas, mas principalmente para preservar a vida. Usar o cinto de segurança é uma obrigação de todos os ocupantes do veículo. Nos últimos dias, uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na região e, provavelmente, o cinto poderia ter dado outro fim para essas histórias. O Cotrans, Comitê Intersetorial de Trânsito, avalia as motivações dos acidentes no perímetro urbano. No ano passado, das 50 mortes, 10 vítimas estavam sem o cinto de segurança. Uma ação simples, mas que se não for feita muda toda a dinâmica em um possível acidente. 


Segundo estudo da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), o uso do cinto no banco da frente reduz em 45% as chances de lesões graves em acidentes e, nos bancos de trás, os passageiros ficam até 75% mais seguros. 


Entre 2022 e 2023 o departamento de trânsito do Paraná registrou um aumento de 20% no número de multas aplicadas pela falta do uso do equipamento e em Cascavel esse aumento foi de 70% no mesmo período, com 4832 muitas aplicadas. A multa por transitar sem o cinto de segurança é de 195,00 e 5 pontos na carteira, mas cometer essa irregularidade pode sair muito mais caro.