Cidade

Uso de jaleco vira polêmica e feirantes de Londrina pedem alteração em lei

19 ago 2025 às 14:36

Uma lei de 2011, mantida no atual Código de Posturas de Londrina, prevê que os feirantes são obrigados a usar jaleco durante o trabalho. Com a intensificação da fiscalização da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), a medida tem gerado debate, e os comerciantes buscam uma alteração na norma.


A gerente de Fiscalização e Posturas da CMTU, Rosaria Reis, afirma que a exigência é uma questão de padronização e higiene, buscando garantir a segurança e a limpeza na manipulação dos alimentos. No entanto, muitos feirantes preferem o uso de aventais ou uniformes personalizados, ou, em alguns casos, trabalham sem qualquer identificação.


O feirante que for flagrado pela fiscalização descumprindo a lei pode pagar uma multa no valor de R$ 997,50.


Segundo o representante dos feirantes, Silvio Costa, a categoria já se reuniu com a direção da CMTU para discutir o assunto e propôs a inclusão de aventais e uniformes personalizados como alternativas permitidas.


Enquanto a alteração no Código de Posturas não é realizada, os fiscais da CMTU irão atuar na orientação dos feirantes. A autarquia ressalta que muitos clientes concordam com a exigência, por considerarem o uso do jaleco um sinal de higiene.