Cidade

Vacinação contra a Covid-19 com doses bivalentes tem início em Londrina

27 fev 2023 às 10:50

Seguindo o calendário vacinal nacional de 2023, nesta segunda-feira (27), as novas doses bivalentes da Pfizer começaram a ser aplicadas em Londrina. Os imunizantes são uma versão mais atualizada das primeiras vacinas e oferecem proteção contra a Covid-19 em sua forma original e também contra as novas cepas, incluindo a Ômicron e subvariantes. 


Disponíveis em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde),os agendamentos estão disponíveis para o público de 70 anos ou mais, trabalhadores e pessoas internadas em instituições de Longa permanência, imunosuprimidos e comunidades indígenas. 


A semana iniciou com 4 mil doses disponíveis para o público selecionado. Somente pode receber esta dose a pessoa que tenha concluído o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes. Caso contrário, é necessário atualizar o seu esquema vacinal antes de se imunizar com a nova vacina. Além disso, é necessário respeitar o intervalo de, pelo menos, quatro meses, da última dose de reforço ou da última dose do esquema primário (básico).


"Os agendamentos continuam abertos pelo site da prefeitura. Ainda há pouco mais de duas mil vagas para as doses bivalentes à disposição", explicou o secretário da saúde Felippe Machado. Além das vagas para as novas doses, adultos, crianças e adolescentes que estão com o calendário vacinal com doses monovalentes desatualizados podem agendar através do portal da Prefeitura, endereço utilizado para todos os agendamentos. 


A Prefeitura também disponibiliza doses da bivalente Pfizer Baby para crianças a partir dos seis meses até abaixo dos três anos.