Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (03), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a vacinação contra a gripe em Londrina terá início nesta sexta-feira (04), na ExpoLondrina. O município recebeu 61.640 doses no último lote e deve receber mais vacinas nos próximos dias.
De acordo com Vivian Feijó, secretária de Saúde, um posto de vacinação localizado no Parque Ney Braga aplicará as doses no público prioritário. A partir do sábado (05), outras seis unidades também aplicam as doses: UBS Guanabara, UBS Armindo Guazzi, UBS Alvorada, UBS Piza, UBS Maria Cecília e UBS Centro das 7h às 17h.
Já na segunda-feira (07), as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade das 7h às 18h30. Para se vacinar, não é preciso agendar; basta chegar na unidade com o documento em mãos, em caso de menores, é preciso de acompanhamento do responsável.
Neste primeiro momento, a vacina será aplicada em crianças (de seis meses até menores de seis anos); gestantes e idosos. Também podem se imunizar pessoas dos grupos especiais, sendo: puérperas; indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.
Atendimento estendido
Na próxima semana, algumas unidades funcionarão em horário estendido:
Segunda-feira: Lindóia (até às 22h)
Terça-feira: Piza (até às 22h)
Quarta-feira: Alvorada e Vila Brasil (até às 22h)
Quinta-feira: Parigot de Souza (até às 22h)
Sexta-feira: Vila Casoni (até às 22h) e Lerroville (até às 19h)