Cidade

Vazamento de esgoto que se estende há mais de três anos incomoda moradores

08 set 2023 às 14:55

Moradores da zona norte reclamam do vazamento de um esgoto na Rua João Vitor da Silva Sobrinho, no Jardim Cancun, na zona norte.


O líquido, que parece brotar da calçada, fica escorrendo dia e noite, sem parar. Sujo e com aquele mal cheiro característico: um fedor que os moradores de um condomínio, de 48 apartamentos, da região não aguentam mais.


A corredeira passa bem na frente da janela do Sr. Francisco Ibiapino: “todo o dia. É complicado. A gente não pode deixar a janela aberta, porque não aguenta o fedor. Fica fechada. Sempre fechada” reclama.


Os moradores do local foram obrigados a se acostumar. Difícil é quando chega visita.


“É terrível” comenta Sr. Francisco.


Segundo os moradores, o problema se arrasta há cerca de 3 anos. Durante esse período, foram diversas reclamações para a Sanepar, sem nenhuma solução até agora. A justificativa seria a falta de capacidade da rede de esgoto.


Roger Rosa, autônomo, diz que “os esgotos de todos os bairros vêm aqui pra baixo e manilhas não suportam a quantidade, aqui”.


O vazamento fica ao lado de um bueiro. De acordo com os moradores, às vezes, transborda por uma saída que há no meio da plantação. Ainda assim, o esgoto desce pelo meio-fio e toma praticamente toda a calçada. Parte desemboca numa galeria e o restante cai direto no córrego Poço Fundo, contaminando o solo e a água.


Roger comenta que “dou outro lado, esse esgoto está caindo no rio, o que é um crime ambiental”.


Na noite desta sexta-feira (8), a Sanepar informou que a "equipe foi ao local e realizou desobstrução da rede de esgoto que estava entupida por mau uso. O trabalho terminou por volta das 14h".