Cidade

Veja como prevenir roubos e furtos com dicas de um delegado da Polícia Civil

12 set 2025 às 22:42

A melhor forma de se proteger contra roubos e furtos é não facilitar a ação dos criminosos. Segundo as autoridades, os criminosos agem com rapidez, buscando alvos fáceis e desprotegidos. Por isso, a polícia orienta que a população adote medidas simples, mas eficientes, para reduzir os riscos.


De acordo com o delegado Daniel Brandt, é fundamental estar atento a cuidados básicos no dia a dia para evitar ser vítima desses crimes. Ele reforça que a região de Cascavel, por estar próxima à fronteira, é um local escolhido por criminosos para praticar roubos e furtos de veículos, já que a localização facilita a fuga rápida para outros países.


“Use dispositivos reservas de segurança se você está deixando seu carro na rua, especialmente se for proprietário de caminhonetes. Já tivemos inclusive quadrilhas criminosas do Paraguai que vinham para cá apenas para furtar caminhonetes. É fundamental trancar a casa e guardar o carro na garagem.”


Além disso, o delegado orienta sobre a importância da população colaborar na identificação de suspeitos.

“Uma técnica que pode funcionar é focar em um elemento específico dessa pessoa, como uma tatuagem, uma pinta, acessório ou até mesmo uma característica da mão, que pode ajudar.”


O delegado destaca que o uso de câmeras de segurança é positivo, mas alerta que os ângulos e a qualidade da câmera devem ser verificados antes para garantir que seja possível identificar uma pessoa.