Um forte temporal com ventos acima de 70 km/h atingiu Cascavel e causou estragos em diversas regiões, sendo a zona norte a mais afetada. O fenômeno, que começou na tarde de domingo (21) e se intensificou na madrugada desta segunda-feira (22), deixou moradores em situação de vulnerabilidade e provocou diversas ocorrências.
A força do vento destelhou casas, como a de uma moradora do Jardim Melissa, que perdeu todos os seus pertences. No autódromo, uma tenda e um poste caíram sobre veículos, danificando uma caminhonete, um caminhão e um ônibus.
A Defesa Civil de Cascavel registrou mais de 30 atendimentos a pessoas afetadas. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Meio Ambiente atuam na remoção de árvores caídas. A escola municipal Neiva Ewald teve duas salas atingidas, levando ao cancelamento das aulas e início imediato de reparos.
Comércios também foram atingidos. Uma clínica no centro amanheceu alagada, com o teto de uma das salas cedendo. A zeladora relatou que o problema se repete por causa do entupimento das calhas devido à falta de poda das árvores.
A Copel informou que o temporal afetou a rede elétrica em todo o Paraná, deixando cerca de 405 mil imóveis sem energia. As regiões Oeste e Sudoeste tiveram mais de 1.300 ocorrências. Equipes foram enviadas para cidades como Anahy, Lindoeste, Terra Roxa e Tupãssi. Em Cascavel, o acumulado de chuva chega a 62,4 mm e a previsão é de chuvas nas próximas horas. Em caso de risco, a orientação é buscar local seguro e acionar a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros.