Cidade

Ventos fortes derrubam árvores e deixam rastro de estragos em Londrina

03 nov 2023 às 18:16

Na tarde desta sexta-feira (3), as rajadas de ventos fortes, que passaram dos 70 km/h em Londrina, derrubaram uma árvore que ficava o meio da rotatória da Avenida Maringá com Castelo Branco.

 

No Jardim Interlagos, na zona leste, mais uma árvore foi derrubada pela ventania, ao lado da Linha Férrea. Na Avenida São João, um Fiat Argo que estava estacionado, foi atingido pelo galho que quebrou e caiu sobre o veículo. A equipe do caminhão do corpo de bombeiros fez a retirada usando uma motosserra.

 

“Aqui em Londrina recebemos várias denúncias falando de árvores em vários pontos da cidade. Sempre que tem uma ocorrência de vento um pouco mais forte no município, nosso pessoal já espera que vai começar a ter chamadas envolvendo árvores caídas na cidade”, afirmou o Sargento Daniel Agnes.

 

O veículo teve pequenos danos, amassados no teto, no capô e o para-brisas também ficou quebrado. “Minha esposa estava com um veículo, ela encostou aqui pra ir até o banco, quando ela retornou estava dessa forma, já tinha caído o galho de árvore sobre o carro”, contou o dono do veículo.

 

Em Arapongas, uma torre de comunicação também não suportou a força do vento e tombou. A estrutura de metal ficou atravessada no meio de uma Avenida.

 

Felizmente, em nenhuma das ocorrências, ninguém ficou ferido.

 

O Corpo de Bombeiros orienta para que as pessoas evitem estacionar embaixo de árvores durante os períodos de risco de temporais. Caso haja queda de cabos de energia elétrica o melhor é sempre manter distância.

 

“A primeira atitude é isolar a área, porque a árvore pode ficar energizada, estando em contato com o fio. Na sequência, informar a Copel o quanto antes, que se houver algum dano da rede, a Copel já vai o mais rápido possível fazer o desligamento daquela área para poder efetuar o corte e reativar a energia de forma segura”, orientou o Sargento.