Cidade

Atropelamentos de animais seguem sendo registrados no entorno do Parque Arthur Thomas

29 ago 2025 às 19:12

Macacos e quatis continuam sendo flagrados deixando o Parque Arthur Thomas para se alimentar nas imediações da Rua Charles Lindemberg, na zona sul de Londrina, gerando preocupações devido aos frequentes atropelamentos. O vereador Deivid Wisley cobrou uma atitude da Prefeitura para conter as mortes. O Secretário de Meio Ambiente, Gilmar Domingues, falou à Tarobá sobre as medidas da Sema (Secretaria do Meio Ambiente) para resolver o problema.


Os atropelamentos de animais têm se tornado cada vez mais comuns. Eles atravessam a rua em busca de alimento e acabam atingidos por veículos. Uma placa no local alerta: "Animais e crianças na pista. Alta velocidade será fiscalizada. Atropelamentos sem prestar socorro resultarão em multa." Mesmo assim, motoristas desrespeitam o limite de 40 km/h, colocando os animais em risco.


Uma placa também orienta: "Não alimente os animais", mas a recomendação nem sempre é seguida. O Secretário de Meio Ambiente explicou que a Sema já orientou moradores a não alimentar os animais, evitando a mudança de comportamento e a migração para as ruas.


Está em estudo a retomada da suplementação alimentar, suspensa por orientação de pesquisadores da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O objetivo é firmar parcerias com redes mercadistas e com a Ceasa (Central de Abastecimento) para fornecer alimentos sem custos ao município.


A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) informou que o projeto para instalação de redutores de velocidade já foi encaminhado à Secretaria de Obras, onde passará por execução.