Cidade

Vereador de Londrina propõe retorno de motos e bicicletas de entrega no calçadão

11 set 2025 às 22:25

Um vereador de Londrina apresentou um projeto que sugere a liberação temporária da entrada e permanência de motos e bicicletas de entrega no calçadão do Centro da cidade, por até 20 minutos.


Atualmente, placas espalhadas pelo calçadão proíbem o tráfego de bicicletas. Mesmo assim, flagrantes de circulação ainda são comuns. Alguns pedestres, como o restaurador de imóveis Miro Lucas, respeitam a regra e preferem empurrar a bicicleta para evitar infrações. ''É para favorecer o público que está andando aí de a pé né? A gente andando de bicicleta pode atropelar e machucar, pode até matar se bater a cabeça no meio fio.'', disse Miro. 


O tema gera opiniões divididas na população. A supervisora Alexsandra Pereira de Almeida, que trabalha no Centro há quase dois anos, se posiciona contra a proposta, citando impactos negativos no espaço público:  ''Nós brasileiros entendemos que regras são para serem quebradas, são pessoas que não vão respeitar, então eu sou contrária''.


Por outro lado, Faustino Batista, autônomo que cuida das motos estacionadas na região, defende a ideia, ressaltando a importância dos entregadores no comércio local: ''Seria ótimo para eles, são guerreiros trabalhadores, tem que ser vistos com bons olhos, né?''


A proposta do vereador Sidnei Matias prevê a criação de recuos nas extremidades do calçadão para que entregadores possam estacionar suas motos e bicicletas antes de seguir a pé para realizar as entregas.


''Ele preve um bolsão nas entradas do calçadão, eu não sei quantas motos ou quantas bikes podem caber, a regulamentação será feita pelo executivo.'', explicou Sidnei Matias. 


Na Câmara Municipal, a Comissão de Justiça, Legislação e Redação aprovou parecer prévio favorável, que encaminhou o projeto para o Executivo Municipal. Também foi decidida a realização de uma audiência pública para debate da proposta.