Foi aprovado na tarde desta terça-feira (27), em sessão na Câmara Municipal, o projeto de lei (PL) que prevê a criação da "Vaga Azul" em Londrina, para embarque e desembarque de passageiros de aplicativos, em primeiro turno, com 18 votos favoráveis.
Apresentado pela vereadora Jessicão (PP), o PL nº 186/2021 tem como objetivo auxiliar motoristas de aplicativos e passageiros, reduzindo os casos de veículos parados em fila dupla e o tempo de procura de vaga para estacionar. A partir de agora os vereadores têm sete dias úteis para apresentar sugestões de emendas (alterações pontuais ao projeto). Posteriormente, a proposta será votada em segundo turno.
Conforme prevê o projeto, os motoristas de aplicativos aptos a usar as vagas deverão estar identificados, por meio de adesivo, logos, painéis iluminados ou qualquer outro tipo de identificador, e a fiscalização será realizada pelos órgãos competentes, como Guarda Municipal e Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
Ainda prenuncia que, após um minuto estacionado na vaga, o motorista poderá sofrer sanções, como multa em valor a ser fixado pelo Executivo. “É um projeto que vem para ajudar os motoristas de aplicativo da cidade de Londrina, que há muito tempo vinham pedindo a criação de vagas de uso rápido nos principais pontos da cidade, onde geralmente costumam levar multas”, afirmou na sessão a vereadora Jessicão.