Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Cidade
Londrina e região

Vereadores de Londrina encontram obra de quadra paralisada e escola em fase final

Vistorias foram realizadas nesta quinta-feira nas obras da Quadra Poliesportiva do União da Vitória e na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano
25 set 2025 às 12:51
Por: Assessoria de Imprensa

Em uma nova vistoria a obras públicas, na zona sul de Londrina, a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização da Câmara Municipal constatou abandono na reforma da quadra poliesportiva do bairro União da Vitória (Rua da Cidadania), que está incompleta, apesar de informações da Prefeitura apontarem a conclusão do contrato com a construtora. Em contrapartida, os vereadores Chavão (Republicanos), Marinho (PL) e Régis Choucino (PP) encontraram ritmo avançado de trabalho na reforma geral da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, no bairro Ouro Branco. A expectativa é que os alunos retornem ao espaço em 6 de outubro.

A visita à quadra do União da Vitória, realizada na manhã desta quinta-feira (25), foi a segunda feita pela comissão. Apesar de alguns avanços, como a finalização da cobertura, os vereadores constataram que ainda há muito a se fazer. Não havia operários na obra, mesma situação constatada na vistoria de abril. Ao lado do canteiro, crianças jogavam bola sob o sol, em uma área descoberta. O projeto, que prevê reforma e cobertura do espaço, começou a ser executado pela construtora londrinense H&M em fevereiro de 2024, com um prazo original de 180 dias. Embora o sistema CIGA da Prefeitura aponte que o contrato foi encerrado em 2 de setembro, apenas 64,29% do projeto foi executado.

Presidente da Comissão de Administração, o vereador Chavão destacou que o projeto já passou por diversas prorrogações de prazo, gerando grande prejuízo para a comunidade, e afirmou que essa situação não é mais aceitável. “Nós vamos convocar o secretário de obras e o responsável pela empresa para uma conversa e para uma penalização, já que no diálogo já não tem como”, adiantou.

Já na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, no Parque Ouro Branco, o cenário animou a comissão. Embora a obra, com 91,67% de execução, esteja com o prazo do último aditivo já vencido (20 de agosto), os vereadores encontraram cerca de 50 pessoas trabalhando no local. A reforma está sendo executada pela Alom Construções, de Guarapuava. A expectativa, segundo a Secretaria de Educação, é que os alunos possam retornar no dia 6 de outubro às instalações, que terão salas climatizadas e quadra coberta. “A comunidade vai receber um presente, porque escolas com esta estrutura aqui, na cidade de Londrina, são poucas. A gente ficou muito feliz de ver esse resultado tão gratificante”, afirmou.


Vistorias da Comissão de Administração da CML 

1. Quadra Poliesportiva do Bairro União da Vitória – Reforma e cobertura
Esta obra foi revisitada pela comissão, que em 23 de abril de 2025 já esteve no local (leia aqui), na Rua da Cidadania. Na ocasião, os vereadores constataram com a comunidade que a obra estava paralisada desde dezembro de 2024, com materiais espalhados pelo chão, situação que preocupou a comissão. Agora, a fiscalização ocorre diante de informações contraditórias sobre seu status. Embora o sistema CIGA aponte 64,29% de execução em 12 de setembro, ele informa que o contrato com a construtora se encerrou em 2 de setembro. A intervenção já recebeu vários aditivos de prorrogação e deveria ter sido concluída em 30 de julho de 2025.

Valor do contrato: R$ 1.205.874,86
Construtora: H&M - Construção Civil
Ordem de serviço: assinada em 05/02/2024
Prazo original: 180 dias (6 meses)

2. Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano – Reforma geral
A escola está localizada na Rua Flor de Lótus, nº 74, no Parque Ouro Branco. A obra registrava 91,67% de execução até 3 de setembro de 2025, quando ocorreu a última medição da Prefeitura, ultrapassando o último prazo contratual de conclusão, que era 20 de agosto de 2025. A comissão ressalta que, até o momento, não foi localizado novo aditivo de prorrogação de prazo no sistema SEI ou na plataforma on-line CIGA, que mostra o Mapa de Obras Públicas de Londrina. O último registro de andamento no sistema data de 3 de setembro.

Valor do contrato: R$ 12.392.015,64
Construtora: Alom Construções
Ordem de serviço: assinada em 21/03/2024
Prazo original: 14 meses (1 ano e 2 meses), vencendo em 23/05/2025
Foi concedido um aditivo de prazo de 90 dias devido à ampliação do volume de serviços, estabelecendo nova previsão para 20/08/2025.

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem passa por cima de criança com carro e foge em Guarapuava

Cidade
Imagem de destaque

Imagens internas mostram início da briga que terminou na morte de Rafael Lustosa Barreto em Cascavel

Cidade

PRF prende motorista de bitrem por embriaguez em Apucarana

Cidade

Equipe de Choque prende homem com mais de 12kg de droga e revólver em Londrina

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem morre após confronto com equipe da Rotam na zona sul de Londrina

Cidade
Cascavel e região

Vítima de acidente fatal na BR-369 em Cascavel é identificada

Cidade
Londrina e região

Enfermeira morre ao perder controle do carro e bater contra muro de resort na BR-369

Cidade
Cascavel e região

Vítima de atropelamento na BR-277 em Cascavel é identificada

Cidade
Cascavel e região

Casal embriagado invade área isolada após homicídio e acaba preso no Centro de Cascavel

Podcasts

Podcast PodFala com a Tai | EP 6 | Música, carreira e paixão | Vinni Simão

Podcast Arte do Sabor | EP 1 | Azeite: benefícios que você precisa conhecer | Dâmaris Cortez

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.