Em uma nova vistoria a obras públicas, na zona sul de Londrina, a Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização da Câmara Municipal constatou abandono na reforma da quadra poliesportiva do bairro União da Vitória (Rua da Cidadania), que está incompleta, apesar de informações da Prefeitura apontarem a conclusão do contrato com a construtora. Em contrapartida, os vereadores Chavão (Republicanos), Marinho (PL) e Régis Choucino (PP) encontraram ritmo avançado de trabalho na reforma geral da Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, no bairro Ouro Branco. A expectativa é que os alunos retornem ao espaço em 6 de outubro.
A visita à quadra do União da Vitória, realizada na manhã desta quinta-feira (25), foi a segunda feita pela comissão. Apesar de alguns avanços, como a finalização da cobertura, os vereadores constataram que ainda há muito a se fazer. Não havia operários na obra, mesma situação constatada na vistoria de abril. Ao lado do canteiro, crianças jogavam bola sob o sol, em uma área descoberta. O projeto, que prevê reforma e cobertura do espaço, começou a ser executado pela construtora londrinense H&M em fevereiro de 2024, com um prazo original de 180 dias. Embora o sistema CIGA da Prefeitura aponte que o contrato foi encerrado em 2 de setembro, apenas 64,29% do projeto foi executado.
Presidente da Comissão de Administração, o vereador Chavão destacou que o projeto já passou por diversas prorrogações de prazo, gerando grande prejuízo para a comunidade, e afirmou que essa situação não é mais aceitável. “Nós vamos convocar o secretário de obras e o responsável pela empresa para uma conversa e para uma penalização, já que no diálogo já não tem como”, adiantou.
Já na Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano, no Parque Ouro Branco, o cenário animou a comissão. Embora a obra, com 91,67% de execução, esteja com o prazo do último aditivo já vencido (20 de agosto), os vereadores encontraram cerca de 50 pessoas trabalhando no local. A reforma está sendo executada pela Alom Construções, de Guarapuava. A expectativa, segundo a Secretaria de Educação, é que os alunos possam retornar no dia 6 de outubro às instalações, que terão salas climatizadas e quadra coberta. “A comunidade vai receber um presente, porque escolas com esta estrutura aqui, na cidade de Londrina, são poucas. A gente ficou muito feliz de ver esse resultado tão gratificante”, afirmou.
Vistorias da Comissão de Administração da CML
1. Quadra Poliesportiva do Bairro União da Vitória – Reforma e cobertura
Esta obra foi revisitada pela comissão, que em 23 de abril de 2025 já esteve no local (leia aqui), na Rua da Cidadania. Na ocasião, os vereadores constataram com a comunidade que a obra estava paralisada desde dezembro de 2024, com materiais espalhados pelo chão, situação que preocupou a comissão. Agora, a fiscalização ocorre diante de informações contraditórias sobre seu status. Embora o sistema CIGA aponte 64,29% de execução em 12 de setembro, ele informa que o contrato com a construtora se encerrou em 2 de setembro. A intervenção já recebeu vários aditivos de prorrogação e deveria ter sido concluída em 30 de julho de 2025.
Valor do contrato: R$ 1.205.874,86
Construtora: H&M - Construção Civil
Ordem de serviço: assinada em 05/02/2024
Prazo original: 180 dias (6 meses)
2. Escola Municipal Mábio Gonçalves Palhano – Reforma geral
A escola está localizada na Rua Flor de Lótus, nº 74, no Parque Ouro Branco. A obra registrava 91,67% de execução até 3 de setembro de 2025, quando ocorreu a última medição da Prefeitura, ultrapassando o último prazo contratual de conclusão, que era 20 de agosto de 2025. A comissão ressalta que, até o momento, não foi localizado novo aditivo de prorrogação de prazo no sistema SEI ou na plataforma on-line CIGA, que mostra o Mapa de Obras Públicas de Londrina. O último registro de andamento no sistema data de 3 de setembro.
Valor do contrato: R$ 12.392.015,64
Construtora: Alom Construções
Ordem de serviço: assinada em 21/03/2024
Prazo original: 14 meses (1 ano e 2 meses), vencendo em 23/05/2025
Foi concedido um aditivo de prazo de 90 dias devido à ampliação do volume de serviços, estabelecendo nova previsão para 20/08/2025.