Cidade

Vereadores de Londrina vistoriam imóveis públicos abandonados e cobram destinação

02 jul 2025 às 15:47

Os vereadores da Comissão de Administração, Serviços Públicos, Fiscalização e Transparência da Câmara de Londrina realizaram uma vistoria em imóveis públicos abandonados na cidade nesta quarta-feira (2). O objetivo é buscar uma destinação para esses espaços que se encontram em estado de deterioração e geram problemas para a comunidade.


O primeiro local visitado foi o antigo prédio da Casa da Mulher, na Rua Mário Bonalumi, na Zona Leste. O espaço, que abrigou o serviço por anos, está abandonado há décadas, com paredes pichadas, vidros quebrados e indícios da presença de pessoas em situação de rua. O portão foi arrancado, permitindo livre acesso ao local. O vereador Chavão expressou preocupação com o abandono e mencionou conversas com o prefeito para uma possível destinação do imóvel.


O segundo ponto de inspeção foi o antigo Centro de Ginástica Artística Alceu Malucelli, no Jardim Higienópolis. A construção também se transformou em um "mocó" e está tomada pelo lixo. Após um incêndio em 2017, o prédio foi condenado e ficou à mercê do tempo, sem qualquer intervenção.


Outro espaço vistoriado foi o antigo Centro de Saúde Especial Bárbara Daher, na Avenida Leste-Oeste. Em 2023, a Prefeitura havia informado que a estrutura seria repassada a uma ONG voltada ao tratamento de doenças raras, mas a tratativa não teve andamento. O objetivo dos vereadores é que esses espaços públicos sejam revitalizados e utilizados pela comunidade. "Precisamos ouvir do prefeito… eu acredito que vários pontos serão utilizados", afirmou o vereador Chavão.


Pela manhã, os integrantes da comissão também foram até a obra de interligação das Avenidas Octávio Genta e Waldemar Spranger, na Zona Sul. A execução do projeto, que teve início em janeiro de 2024, deveria ter sido entregue em novembro do mesmo ano. No entanto, dois aditivos de prazo foram solicitados, e a nova data de entrega passou para 22 de julho de 2025. Contudo, a expectativa é que a obra só seja concluída na primeira quinzena de agosto.


O vereador Chavão ressaltou a importância da fiscalização para garantir que os prazos sejam cumpridos e que os recursos públicos sejam bem aplicados.