Cidade

Viaduto da Esperança: governo do Paraná publica edital de licitação da obra

06 nov 2025 às 07:24

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), publicou o edital de licitação para a contratação da empresa que será responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo, além da execução do Viaduto da Esperança em Cambé. A estrutura será construída em desnível no quilômetro 161 da BR-369, no cruzamento com a Avenida da Esperança.


O processo de licitação, que ocorrerá pelo critério de menor preço e no regime de contratação integrada, receberá propostas no Portal de Compras do Governo Federal até as 11h do dia 19 de fevereiro de 2026. A abertura e a disputa de lances ocorrerão no mesmo dia. A empresa vencedora terá um prazo de 480 dias corridos para concluir a obra.


O prefeito de Cambé, Conrado Scheller, celebrou a publicação do edital, destacando a relevância da obra para a segurança e a mobilidade.


"É uma obra fundamental e agradecemos ao governador Ratinho Junior e ao secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística). Além de salvar vidas, que é o mais importante, o viaduto vai acabar com esse transtorno, esse trânsito da BR-369 que corta a cidade de Cambé," afirmou o prefeito.


Histórico e Impacto da Obra


O Viaduto da Esperança é uma reivindicação antiga dos moradores e motoristas da região, visando melhorar a fluidez e a segurança viária. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Cambé em 2023 com tecnologia 3D, foi entregue ao governador Ratinho Junior em fevereiro de 2024, sacramentando a parceria. A licitação só foi possível após a obtenção da autorização do Ministério, via DNIT, publicada pela Portaria N.º 5002, em agosto de 2025.


Em evento realizado em Cambé, o governador Ratinho Junior ressaltou o impacto regional da obra: "É uma obra que vai atender não só Cambé, como Londrina, Rolândia, Arapongas, as pessoas que trabalham aqui ou que vão trabalhar nas indústrias da região."


O projeto estima que cerca de 25 mil veículos e seis mil caminhões trafeguem pelo trecho diariamente, que serve como ligação entre Londrina, Rolândia e Arapongas, e corta a área urbana de Cambé, separando duas regiões com cerca de 50 mil moradores de cada lado da BR-369.


O novo viaduto tem como objetivos principais:


Separar o tráfego rodoviário do local.


Aumentar a fluidez e diminuir o trânsito intenso.


Elevar a segurança viária, reduzindo acidentes.


Facilitar o escoamento da produção industrial e rural da região.