Todos os locais
Todos os locais
Cidade
Londrina e região

Vila Cultural Triolé recebe o espetáculo “O Último Tranco” nesta quarta-feira em Londrina

O evento gratuito faz parte da primeira feira de artes cênicas da cidade, a“Cena em Movimento”, que terminará suas atividades nesta sexta-feira (29)
27 nov 2024 às 14:08
Por: Portal Tarobá

Como forma de trazer aos espectadores reflexões que permeiam temáticas da morte, memória e rituais, a Vila Cultural Triolé (Rua Etienne Lenoir, 155) receberá o espetáculo “O Último Tranco”, apresentado pela Cia. Triolé, nesta quarta-feira (27), às 19h. A apresentação faz parte da programação da feira de artes cênicas “Cena em Movimento”, que se encerra nesta sexta-feira (29).


Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados meia hora antes, na portaria da vila cultural. O espetáculo é recomendado para maiores de 10 anos e contará com uma tradução simultânea em libras.


No palco, os palhaços Lambreta e Mereceu se apresentam em um espaço de realidade distópica. Uma mistura de laboratório, sala médica, mecânica de carros, que se espalha desde o ambiente até o figurino das figuras. Ao centro da cena, o corpo-objeto da despedida se prostra sobre uma mesa com lençol branco. Essa é a fonte do desespero e causa do pranto dos palhaços Lambreta e Mereceu que, em meio aos sentimentos comicamente expostos, elaboram os rituais necessários – ou não – para a realização da devida despedida.


Dirigido pela Mestra Lily Curcio (in memoriam), o espetáculo “O último tranco” é o momento do grupo Triolé, formado por Alexandre Simioni e Gerson Bernardes, em se aventurar por outros ambientes, abrindo espaço para a alternância entre silêncio e som.


Segundo Simioni, a dupla mantém uma parceria de 15 anos, destacando-se com o espetáculo “Qual Graça de Laurinda”, realizada desde 2010. Além dessa produção conjunta, o grupo conta com dois solos: “O Zelador”, interpretado por Mereceu (Simioni), e “Subsolos”, apresentado por Lambreta (Bernardes).

Outras notícias

Homem é perseguido, agredido e detido após tentativa de roubo no Alto Alegre em Cascavel

Dados do Capag mostram que Londrina tem 96% da arrecadação comprometida

Guarda Municipal recupera dois carros furtados e detém suspeitos no Cascavel Velho

“Então, a gente tinha a necessidade de um espetáculo novo, de um espetáculo que trouxesse de novo a dupla para os palcos. E com uma proposta um pouquinho diferente, já que esses outros três espetáculos cabem em espaços alternativos, cabem em rua e diversos outros lugares.”


Visando desnudar os conceitos apresentados, de modo a poder exibi-los de maneira lúdica e transcendental por meio da linguagem da Palhaçaria, muitas referências foram buscadas pelo grupo desde 2020, com temáticas advindas da pandemia.


“Para além do tema da morte e os seus rituais, a gente pesquisou muitos filmes e livros que retratavam a temática da distopia, desde o filme Mad Max e o filme e livro 1984 (George Orwell). Outro referencial que foi muito forte para nós foram as obras do Bispo do Rosário, por meio da sua produção artística e a maneira de como ele viveu”, relatou o ator Gerson Bernardes, responsável por dar vida ao palhaço Lambreta.


Segundo Bernardes, as pesquisas partiram dos seus estudos e de Alexandre Simioni, intérprete do palhaço Mereceu no espetáculo.  “A gente teve uma pesquisa teórica com o pesquisador e filósofo Gandhy Piorski, sobre os temas da memória, saudade, morte, lutos, rituais e um trabalho de preparação corporal e preparação afetiva em palhaçaria, com a Grita Cia de Palhaças.”, salientou.


Com estreia em maio deste ano, o espetáculo “O último tranco”, já contou com doze apresentações, sendo dez em maio, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, e duas apresentações em outubro, na Vila Cultural Triolé. O espetáculo ainda conta com a participação de 17 profissionais, compondo toda a produção do evento.


A apresentação é uma realização do Grupo Triolé e conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Secretaria Municipal de Cultura.


Cena em Movimento – Com o objetivo de apresentar trabalhos de Londrina para curadores de outros estados e cidade, Alexandre Simioni, gestor e cofundador da Vila Triolé, destaca que a feira de artes cênicas “Cena em Movimento” trouxe a possibilidade dos profissionais da área de ampliar o público e os conteúdos apresentados localmente, principalmente ligados à Vila Triolé, como o show “O Último Tranco”.


“Para os nossos vizinhos, para as pessoas que estão ali próximas, é um espetáculo que a gente trabalhou muito, durante quatro anos, desde toda a etapa de pesquisas, ideias, conversas, direção e montagem. Então agora a gente tem um carinho muito grande pelo “O Último Tranco”, comentou.


Segundo Simioni, a curadoria do evento está muito positiva em relação aos espetáculos e às produções, tanto na questão da programação artística, quanto das capacitações que estão ocorrendo no momento.

“A gente espera que esses resultados reverberem durante todo o ano, com grupos conseguindo se tornar mais profissionais e organizar seus planejamentos. A ideia é que essa feira aconteça todo ano, que a gente prepare o pessoal e mostre ao público a qualidade que temos em nossas produções de artes cênicas”, salientou.


Sinopse 


Em cena, Lambreta e Mereceu se deparam com o inevitável, com a única certeza da vida. E de frente à morte, o que nos resta fazer? Entre cerimônias e solenidades, ritos e rituais, os dois palhaços descobrem na relação da dupla a maneira própria de se despedir ou de se encontrar com o amigo que partiu, ou melhor… Não deu partida!

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Incêndio em apartamento mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros no Jardim Tucanos

Cidade
Imagem de destaque

Viatura da PM fica destruída após batida no bairro Santa Cruz em Cascavel

Cidade

Londrina Iluminação faz 10 anos e apresenta novos projetos e tecnologias para 2025

Cidade

Notícias falsas sobre pagamento de benefícios do INSS são divulgadas nas redes

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho protestam contra o fim da graduação

Cidade
Cascavel e região

"Tá todo mundo sem chão", diz sobrinha de vítima de acidente na Região do Lago

Cidade
Londrina e região

Homem é encontrado morto com facada perto de veículo no Centro de Londrina

Cidade
Londrina e região

PCPR divulga a identificação de dois foragidos da Operação Escudo, em Londrina

Cidade
Londrina e região

Idosa fica ferida após ser atacada por dois pitbulls no Centro de Londrina

Podcasts

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

A HORA DO CAFÉ

Podcast A Hora do Café - EP3 - Cris Malauz barista e empreendedora

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.