Até agora 22% das crianças entre 6 meses e 1 ano foram vacinadas contra o sarampo em Londrina. A campanha do Ministério da Saúde, denominada como “dose zero”, fazem parte da campanha de vacinação preventiva contra a doença. Em Londrina, das cerca de 5 mil doses devem ser aplicadas, 1146 estão em dia.
O município tem um caso suspeito da doença. Uma criança de quatro anos que teve resultado inconclusivo. Ainda falta mais um laudo que pode confirmar ou descartar a doença.
A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença que tem rápido e fácil contagio. A tríplice viral faz parte do calendário vacinal. A criança recebe a primeira dose aos 12 meses e depois a segunda entre os 4 e os 6 anos. Essa vacinação preventiva não altera o calendário.
Desde o começo do ano, 17062 vacinas foram contra a doença foram aplicadas, segundo a secretaria de saúde. As doses são encontradas de graça nas unidades básicas de saúde.
Após o aumento de casos no país, muitos foram procurar as UBSs e houve um salto de aplicações no mês de agosto. Ao todo, 6974 pessoas foram imunizadas. A recomendação da secretaria é que além das crianças, quem vai para áreas onde há muitos casos, como São Paulo, deve procurar uma unidade de saúde com no mínimo 20 dias de antecedência para que a pessoa não se exponha ao risco de ter a doença e nem de trazer ao município no retorno.