Ciência e saúde

A 20 dias do fim do contrato de funcionários, PA da dengue tem futuro incerto

15 mai 2020 às 09:24

O espaço na avenida Sul Elkind, no prédio do CCI, Centro de Convivência da Pessoa Idosa, recebe exclusivamente paciente com dengue ou suspeita da doença. Mas o local ainda tem futuro indefinido. O motivo é que os contratos dos funcionários, por prazo determinado de três meses, estão para vencer, no começo de junho e ainda não há resposta do poder público se haverá prorrogação.

São 57 agentes de endemias, 41 auxiliares de enfermagem, 8 enfermeiros, além de 4 técnicos em patologia. Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, o contrato pode ser prorrogado por mais três meses, mas ainda não há decisão sobre o assunto. Desde o início das atividades, 12 mil pessoas já foram atendidas no local. 

“Estamos avaliando a situação ainda. Mas o fechamento se ocorrer, será única e exclusivamente pela estabilização da demanda. E não por outro motivo. Houve redução nos atendimentos, muita gente ainda tem medo de sair de casa, mas a indicação é que as pessoas com suspeita de dengue procurem esta unidade a um hospital, pelo risco de contágio, também, pelo novo coronavírus”, explica Machado.

Caso os contratos não sejam renovados e a unidade tenha que fechar, os atendimentos de dengue voltariam a ser feitos nas Unidades Básicas de Saúde.

Sobre a dengue em Londrina
Nesta quinta-feira (14), foi divulgado mais um boletim d a dengue em Londrina. A cidade registra 14.781 casos. As mortes suspeitas subiram de 35, na semana passada, para 38 nesta semana. Também aumentou o número de mortes confirmadas de uma semana para outra, de 19 para 23, ou seja, houve a confirmação de mais quatro mortes por dengue. Há outros 10 óbitos em investigação e quatro foram descartados.

Disque-Dengue – A população pode fazer denúncias de imóveis ou áreas suspeitas de terem focos do mosquito Aedes aegypti, entre eles terrenos baldios ou ambientes que possam facilitar a proliferação do vetor. O contato pode ser feito pelo telefone 0800-4001893, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.