Depois de quatro meses, o setor de alimentação que têm restaurantes em praças de alimentação nos shoppings pode reabrir nesta segunda-feira (20). A medida foi anunciada pelo prefeito Marcelo Belinati em uma ‘live’ neste domingo (19). Mas há algumas regras que o setor precisa seguir.
Entre elas, o horário de funcionamento foi reduzido até às 19h. E esse foi justamente o ponto de problema para a Abrasel, a Associação de Bares e Restaurantes de Londrina. Para o membro da associação, Carlos Grade, não houve uma negociação com o setor e com esse horário reduzido, pode haver mais perdas que ganhos.
“Tínhamos uma expectativa que o prefeito fosse liberar com a isonomia de horário com relação aos restaurantes e bares de rua, até às 22h. Até às 19h, vamos continuar sem conseguir pagar as contas”, aponta.
Ele reclama, ainda, que não houve explicação para esta diferenciação entre as praças de shoppings e os estabelecimentos de ruas. “Qual é o critério usado? Então, não tem isonomia. Nosso horário é de segunda a sexta até às 19h, ou seja, vamos abrir somente o almoço. Nossos custos, agora, vão voltar ao normal, temos que chamar funcionários, temos aluguel de shopping, condomínio, luz, água, tudo igual, só que você não consegue pegar o faturamento até às 22h”, resume.
Entre outras normas a serem seguidas, as praças dos shoppings têm restrição do uso da área total em 50%. Além disso, a capacidade das mesas também foi reduzida em 50% e deve haver distanciamento de dois metros entre cada uma.
“Lá sabemos que não haverá aglomeração, pois há controle na entrada. Porque não, flexibilizar o horário e você dilui o fluxo e reduz a aglomeração”. Outro problema seria também manter apenas um turno de 7 horas de trabalho, um torno de faturamento, mas dois turnos de funcionários. “Tem a produção e todos os outros custos”.
Durante a ‘live’, Belinati disse que a reabertura foi baseada em estudos técnicos. “Isso baseado no entendimento dos especialistas para evitar o lazer nos shoppings ou até mesmo, por conta dos horários do comércios aos sábados. Eles voltam a funcionar, mas com todas as regras de prevenção e proteção à saúde”.
ENVIE SUGESTÕES, NOTÍCIAS, FOTOS OU VÍDEOS PARA NÓS ATRAVÉS DO WHATSAPP DO TAROBANEWS (43) 99995-1367 E PARTICIPE DO GRUPO PARA RECEBER O RESUMO DE NOTÍCIAS DO DIA CLICANDO AQUI.