Ciência e saúde

Agentes da dengue vistoriam imóveis fechados neste sábado

27 abr 2019 às 10:34

Agentes da dengue intensificaram o combate ao mosquito aedes aegypti. Neste sábado, eles vistoriam imóveis fechados durante a semana. Em Londrina, a estimativa é que 27% estejam nessa situação.

Apesar de o município ainda não estar em epidemia de dengue, há preocupação por conta do número de casos graves e de mortes, que já somam 5. A última foi de um idoso de 74 anos que era morador do distrito de Paiquerê.

Segundo o último balanço da Secretaria de Saúde, a cidade registra, desde o começo do ano, 749 casos confirmados de dengue. Há ainda 6.300 exames em análise.

Além das vistorias, outras ações de combate ao mosquito continuam. Uma delas é a aplicação de veneno com bomba costal. Apenas a aplicação do fumacê foi suspensa porque já atingiu o limite permitido.

Um novo levantamento rápido do índice de infestação do mosquito, o lira, está programado para maio. O último, de janeiro, apontou 7.9%, o que indica que a cada 100 imóveis viostopriasos, foram encontrados focos do mosquito em quase 8. O indicado pelas organizações de da saúde é de até 1%.