Ciência e saúde

Alunos da rede municipal passam por consulta e recebem óculos de grau gratuitamente

27 ago 2021 às 19:44

Neste sábado (28), das 8h às 12h, 70 estudantes da rede municipal de ensino de Londrina vão passar por uma consulta especializada com médicos oftalmologistas. A consulta e os exames clínicos serão realizados no pátio do Boulevard Londrina Shopping, que fica na Avenida Theodoro Victorelli, 150. Na sequência, verificada a necessidade de óculos de grau, as crianças poderão escolher a armação e receberão o grau adequado a sua deficiência; tudo gratuitamente.

No local, será montada uma tenda para abrigar a ótica parceira. Já os atendimentos médicos serão  feitos em quatro consultórios instalados em uma carreta, emprestada por uma ONG da Alemanha. Segundo a gerente de Educação Especial da Secretaria de Educação, Cristiane Sola, durante a semana, as crianças do 1º ao 5º ano passaram por uma avaliação de acuidade visual, realizada pelos professores da rede. Para isso, os educadores receberam instruções de médicos do Hospital de Olhos (Hoftalon), que é parceiro da atividade.

Com base nessas orientações, os professores conseguem saber como está a nitidez com que as crianças conseguem enxergar as coisas no dia a dia e verificam se os alunos têm ou não algum grau de dificuldade na leitura dependendo da distância e do tamanho das letras. “Essa é uma parceria antiga que temos com o Hoftalon, que tem nos ajudado muito. Às vezes, as crianças podem ter dificuldades visuais e não sabem. Quando fazemos os testes, ajudamos na triagem dos alunos, que passarão pelo atendimento com os médicos e, quando necessário, já sairão com o óculo certo”, explicou Sola.

A ação de sábado faz parte do projeto “Como você está?” da Secretaria Municipal de Educação (SME), que conta com a parceria da Prefeitura de Londrina e do Hospital de Olhos (Hoftalon), por meio do Projeto Pequenos Olhares. A intenção é avaliar como está a saúde das crianças do P4 ao 5º ano das escolas municipais e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Londrina. “Como as crianças estão retomando as atividades presenciais nas escolas, queremos saber como está a saúde delas, para garantirmos o bem-estar e saúde, além das práticas pedagógicas e o aprendizado”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes.

Além dos testes de acuidade visual, os professores de educação física estão realizando a avaliação antropométrica dos estudantes. Este último teste considera um conjunto de medidas primárias e secundárias, para investigar o estado nutricional das crianças e diagnosticar possíveis riscos de doenças cardíacas. Durante a avaliação antropométrica são considerados o peso, a altura e o Índice de Massa Corporal (IMC) ideal para cada faixa etária. Caso o estudante esteja fora das medidas esperadas para sua idade, a própria escola fará o encaminhamento para a rede de serviços municipais, via Unidade Básica de Saúde (UBS). Ao todo, 37.484 alunos do P4 ao 5º ano vão passar pela avaliação com os educadores físicos e 28.350 crianças serão triados no teste de acuidade visual.