Ciência e saúde

Após reportagem da TV Tarobá, menina internada no HU consegue consulta com nefropediatra

28 nov 2019 às 19:45

A Secretaria de Saúde de Londrina agendou para segunda-feira (2) a consulta da pequena Esther com um nefropedriatra. O HU, onde a menina faz tratamento para disfunção renal, não tem esse profissional.

A superintendente do HU disse que há 6 meses o hospital tentou contratar um nefropediatra, mas não houve interessados. Vivian Feijó também explicou que Ester, de 3 anos, chegou em estado grave e foi atendida por uma equipe multidisciplinar.

A menina de 3 anos foi internada no HU por conta de uma disfunção renal há 20 dias. A criança precisa passar pela avaliação de um nefropediatra, especialista em rins que atende crianças. Mas a única profissional do Hospital Universitário está em licença maternidade.

A mãe desabafou nas redes sociais: ela fez uma postagem até para o Presidente da República. O caso ganhou repercussão e, apesar do HU ser de responsabilidade do Governo do Estado, após a exibição da matéria na TV Tarobá, a chefia de reportagem procurou o prefeito Marcelo Belinati.

O Secretário Municipal de Saúde, Felipe Machado, também entrou em contato com a nossa produção. Ele informou que a rede tem um nefropediatra que atende na Policlínica e que está à disposição de Esther. E para alívio da mãe, a consulta dela está agendada para segunda-feira. A superintendente do HU esclareceu ainda que a nefropediatra que está em licença volta ao trabalho no fim do mês de fevereiro e que se outras crianças precisarem desse especialista nesse período, podem ser transferidas ou receber atendimento de nefrologistas.

Reportagem: Heloísa Pedrosa