Ciência e saúde

Arapongas amplia vacinação para crianças com 8 anos nesta sexta

11 fev 2022 às 10:17

Arapongas começa a vacinar, nesta sexta-feira (11), crianças com 8 anos e sem comorbidades contra Covid. As crianças com 9, 10 e 11 anos, sem comorbidades, e as de 5 a 11 anos, com comorbidades, e que ainda não receberam a 1ª dose também podem ser vacinadas.

O atendimento para o público infantil acontece nos três Pronto Atendimentos 18 Horas, no Conjunto Flamingos, Zona Sul e Jardim Petrópolis. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, exclusivamente das 9h às 14h.

A última atualização da Secretaria de Saúde mostra que 1.309 crianças - de 05 a 11 anos – já foram vacinadas em Arapongas. Em nenhum caso houve reação adversa.

Para crianças sem comorbidades é preciso levar CPF, Cartão SUS, Registro de nascimento ou RG, comprovante de residência e caderneta de vacinação. Já os pais ou reesposáveis, precisam estar com o Termo de Assentimento/consentimento da vacina (a ser retido), assinado; e cópia (a ser retida) de documento de identificação com foto, dos pais/responsáveis.

Em caso de consentimento emitido por responsável legal, apresentar cópia (a ser retida) de certidão ou termo de compromisso de guardião ou de tutor. 

Já para crianças com comorbidades ou com deficiência permanente, é preciso levar o laudo.  

Caso a criança possua alguma deficiência permanente, também serão aceitos outros documentos comprobatórios, tais como extrato/holerite BPC, cartão de gratuidade de transporte coletivo/interestadual, etc.  Para os alunos da APAE, será agendado horário específico e a vacinação destes será realizada na sede da instituição.

- Crianças de 05 a 11 anos que residem com familiares que apresentam alto grau de imunossupressão – o familiar deverá apresentar laudo médico, dispondo de uma das seguintes doenças: imunodeficiência primária grave, tratamento ativo de quimioterapia para câncer, transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas em uso de drogas imunossupressoras, pessoa vivendo com HIV/Aids, uso de corticoides em dose ≥ 20mg/dia de prednisona ou equivalente, paciente em hemodiálise, paciente com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, uso de drogas modificadoras da resposta imune).